Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Equipe da Fafi brilha no palco do Enesdança e arte é celebrada como conquista coletiva

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Ao todo FAFI conquistou 12 premiações em 19 coreografias.
Ao todo FAFI conquistou 12 premiações em 19 coreografias. (ampliar)
Foto Divulgação
Alunas brilharam em festival que terminou ontem (13).
Alunas brilharam em festival que terminou ontem (13). (ampliar)

O palco do Teatro Universitário da Ufes foi mais que um espaço de apresentação e se tornou território de sonhos, entrega e poesia em movimento com a 29ª edição do Encontro Estadual de Dança, o Enesdança, realizado da última sexta-feira (11) até a tarde de ontem (13). Há quase três décadas o evento reúne talentos de todo o Espírito Santo para celebrar a linguagem do corpo em sua forma mais intensa.

A equipe da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) marcou presença no evento e saiu não apenas com premiações, mas com o coração pulsando mais forte pela arte.

Neste ano, a Fafi levou ao festival 38 bailarinas das turmas da 4ª, 6ª e 8ª séries do Curso Básico e Técnico em Dança, guiadas por uma equipe de coreógrafos apaixonados: Julia Moraes, Gil Mendes, Aline Charpinel, Crislane Pereira e Karla Rodrigues.

Ao todo, foram 19 coreografias apresentadas com 12 delas premiadas em um espetáculo que encantou jurados, público e artistas.

A coreografia "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", assinada por Aline Charpinel e interpretada por um grupo de jovens talentos da escola, conquistou o 1º lugar, encantando com sua doçura e delicada narrativa. Já as obras "Ímpeto", "A filha de faraó", "Idas e Vindas", "Cárcere" e "A Lista de Schindler", conquistaram o 2º lugar, cada qual carregando consigo uma proposta estética singular e poderosa. O 3º lugar ficou com coreografias como "Noturno", "Interstellar", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Macabéa", "Som da Liberdade" e "Burlesque".

A jovem bailarina Clara Conti também recebeu a indicação de Bailarina Revelação, celebrando o talento que desponta com brilho próprio.

Além dos prêmios, outra valiosa conquista foi a experiência. "A troca com artistas de renome, a escuta sensível entre colegas, o frio na barriga antes de cada entrada no palco - tudo isso alimenta o espírito formativo da Fafi e fortalece a missão da escola de formar artistas completos, conectados com seu tempo e com a pulsação da cultura local", declarou a coordenadora da instituição Fátima Rodrigues Burzlaff.

"A participação no Enesdança reflete nosso compromisso com a formação artística de excelência. Pudemos vivenciar a dança em sua dimensão mais ampla, promovendo intercâmbio, visibilidade e desenvolvimento profissional para nossos estudantes", completou a coordenadora.

A ação integra os objetivos do Plano Municipal de Cultura de Vitória, ao promover o fortalecimento da formação artística, a democratização do acesso à cultura e a valorização dos talentos locais. Além disso, evidencia o potencial transformador da arte e o papel da escola pública como território fértil de criação e cidadania.

"A Fafi retorna do festival não apenas premiada, mas renovada. Com cada passo, salto e gesto, reafirma que a dança não é apenas técnica, é linguagem, é afeto, é presença. E quando o corpo fala com verdade, não há plateia que não se emocione", declarou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

Confira as premiações:

1º Lugar:

Coreografia: O Fabuloso Destino De Amélie Poulain

Coreógrafa: Aline Charpinel.

Bailarinas: Barbara Charpinel de Souza, Bruna Silva Mandelli, Ester Brum, Isabela Nery, Laura Andreatta Subtil, Sarah de Almeida Souza e Teodora Ferreira Schineider.

 

2º Lugar:

Coreografia: Ímpeto

Coreografa: Julia Moraes.

Bailarina: Bruna Silva Mandelli e Isabela Nery.

 

Coreografia: A filha de faraó

Coreógrafa: Adaptação Aline Charpinel.

Bailarina: Bruna Silva Mandelli.

 

Coreografia: Idas e Vindas

Coreografa: Karla Rodrigues.

Bailarinas: Julia Thomas Brandão e Lunna Silva Oliveira.

 

Coreografia: Cárcere

Coreografa: Aline Charpinel.

Bailarinas: Bruna Silva Mandelli, Isabela Nery e Laura Andreatta Subtil.

 

Coreografia: A Lista de Schindler

Coreografa: Aline Charpinel.

Bailarinas: Ester Brum, Teodora Ferreira Schineider e Barbara Charpinel de Souza.

 

3º lugar:

Coreografia: Noturno

Coreógrafa: Crislane Pereira.

Bailarinas: Adeluci Rosa Carvalho, Anna Helena Samora Estevão, Ellen Sophia Santos, Helena Trindade Lopes, Julia Thomas Brandão, Lunna Silva Oliveira e Sophia Loren Gomes.

 

Coreografia: Interstellar

Coreógrafa: Aline Charpinel.

Bailarina: Isabela Nery e Bruna Silva Mandelli.

 

Coreografia: A fantástica Fábrica de Chocolates

Coreógrafo: Gil Mendes.

Bailarinas: Ana Clara Silva dos Santos, Íris Lima Locately, Clara Helena Bento Patriota, Eduarda Victória Santos Balbino, Emanuelly Corrêa Pereira, Helena Nery Cabidelli, Isabela Maximiano Thimoteo, Lara Porto Benedicto, Laura Masiero Santos, Lívia Karla de Jesus Santos, Maria Luísa Nunes Jeveaux Motta, Mariella Ferreira Alves Nonato, Sophia Ferraz Rangel e Thallya Kewlly Raulino Barbosa.

 

Coreografia: Macabéa

Coreografa: Clara Conti.

Bailarina: Clara Conti.

 

Coreografia: Som da liberdade

Coreografa: Aline Charpinel.

Bailarina: Laura Andreatta Subtil.

 

Coreografia: Burlesque

Coreógrafa: Julia Moraes.

Bailarinas: Barbara Charpinel de Souza, Bruna Silva Mandelli, Ester Brum, Isabela Nery, Laura Andreatta Subtil, Sarah de Almeida Souza e Teodora Ferreira Schineider.