Notícias

Enfermeiros e médicos de Vitória são qualificados para atender casos de dengue

Publicada em 03/03/2023, às 16h35 | Atualizada em 03/03/2023, às 16h46

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Marcos Salles
Escola de Saúde - Escola Técnica de Formação Profissional de Saúde

Teve início nesta sexta-feira (3) o curso de atualização "Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo", voltado para enfermeiros e médicos que atuam em unidades básicas de saúde e prontos atendimentos de Vitória.

Disponível no formato de Educação à Distância (EaD), o curso possui carga horária de 10 horas e será realizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A previsão é de que todos os profissionais participem das aulas até o final de março, conforme determina a Resolução 002/2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O objetivo da qualificação é atualizar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue, de acordo com as recomendações atuais do Ministério da Saúde, tendo em vista a rotatividade de profissionais e a chegada de novos médicos e enfermeiros aos serviços de saúde sem experiência na assistência de pacientes com arbovirosoes (doenças causadas por vírus transmitidas principalmente por mosquitos, como a dengue, a zika e a chikungunya). O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos.

O curso, que está disponível no endereço https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45291, tem apoio da Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS) de Vitória.

Ações

Para combater o mosquito e diminuir a incidência dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém o serviço de fumacê, permanentemente, em várias regiões da capital, além de realizar diversas visitas domiciliares com os agentes de combate às endemias e monitoramento de bueiros e charcos na cidade, telagem das caixas d'água e controle de larvas em obras.

A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências. Os munícipes também podem agendar uma visita do agente em dia e horário predeterminado por meio do Fala Vitória 156. 


Voltar ao topo da página