Postes de iluminação vão oferecer sinal de internet
Os postes de iluminação de Vitória vão oferecer internet de alta velocidade para os cidadãos. Essa é a proposta da parceria público-privada (PPP) na área de iluminação pública elaborada pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV). Em janeiro, o órgão fez um chamamento público para solicitar estudos de viabilidade do serviço e, nesta última segunda-feira (8), recebeu seis projetos visando formalizar a parceria.
Os estudos foram apresentados pelas seguintes empresas, agrupadas em consórcios: General Eletric (GE)/Citeluz; Phillips/Telefônica/Vivo; Vitória Luz Construções; Concremat Engenharia; Diefra/M2M/Telemetria/Ultraenergia e Engeluz.
O presidente da CDV, André Gomyde, explica que a companhia, juntamente com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), tem 60 dias para analisar os documentos, em busca do modelo que melhor atenda aos interesses públicos. Ao final desse prazo, precedido de uma audiência pública, será aberto um edital de licitação para a escolha da empresa que vai firmar a parceria com o município.
A vencedora terá como responsabilidade a gestão do sistema de iluminação pública das ruas e demais espaços públicos. Qualquer empresa, nacional ou internacional, vai poder participar da licitação.
"Em momentos de crise, quando os recursos são escassos, é preciso que a gestão pública seja ainda mais criativa. Por isso, fomos atrás desse modelo de parceria (PPP). Com ele, viabilizamos os investimentos e melhoramos a qualidade dos serviços sem onerar os cofres públicos. Depois de implantado o novo sistema, o custo da iluminação, que será toda em LED, deve reduzir em torno de 50%. A economia anual projetada será superior a R$ 3,5 milhões, além da melhoria na qualidade da iluminação", disse Gomyde.
Cidade Inteligente
Segundo Gomyde, a PPP de iluminação vai permitir que Vitória se torne uma das primeiras cidades brasileiras inteligentes e humanas dentro da classificação da União Europeia. "Vamos transformar cada poste da cidade também num gerador de internet de alta velocidade".