Notícias

Emef Marechal Mascarenhas de Moraes retoma aulas presenciais com melhorias

Publicada em 15/06/2021, às 11h13

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Jansen Lube/PMV
Volta as Aulas na EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes
Organização e tranquilidade marcaram o retorno dos estudantes à Emef Marechal Mascarenhas de Moraes (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Prefeito Realiza Visita na EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes para verificar nova instalação Eletrica
Prefeito Lorenzo Pazolini esteve na escola junto com a secretária de Educação, Juliana Rohsner (ampliar)

Estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, estão de volta à escola a partir desta terça-feira (15). Hoje foi dia do grupo laranja reencontrar as salas de aula, vazias desde março do ano passado.

Uma obra iniciada em 2020 e não concluída impediu o retorno presencial dos estudantes junto com as demais unidades de ensino na capital, em março e em maio. Na volta para a escola, eles encontraram o local de cara nova, com pintura feita, portas trocadas e os aparelhos de ar-condicionado instalados nas salas de aula e espaços de uso coletivo.

"Momento importante, escola reformada, um ambiente com dignidade, disponibilizando aparelhos de ar-condicionado, climatizando as salas de aula para os nossos estudantes. E estamos vendo um retorno com segurança, com os protocolos sanitários sendo respeitados. Vamos entregar completamente, até o fim do mês, um ambiente que estimula o aprendizado e mostra o comprometimento da nossa gestão com a Educação de Vitória", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini, que esteve na escola nesta manhã junto com a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

"Com o retorno da Emef Marechal, todas as nossas 53 escolas de Ensino Fundamental estão com estudantes nas salas de aula, em regime de revezamento dos grupos azul e laranja. Continuamos seguindo todos os protocolos, com muita responsabilidade e com os profissionais da Educação já quase todos vacinados. Ter os nossos estudantes de volta à escola é uma alegria", destacou a secretária.

Jansen Lube/PMV
Volta as Aulas na EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes
Estudante passa por aferição de temperatura antes de ir para a sala de aula (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Prefeito Realiza Visita na EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes para verificar nova instalação Eletrica
Aparelhos de ar-condicionado foram instalados nas salas de aula da unidade de ensino (ampliar)

Conquista da comunidade

A coordenadora da unidade de ensino, Edna Mendes Klein Pires, que está há 12 anos na escola, ficou surpresa ao ver o trabalho realizado, superando as expectativas.

"É uma alegria, é o nosso sonho. A gente queria a chegada das crianças na escola, a gente vivenciou o remoto, mas quer o presencial, é assim que a gente sabe fazer, com o contato com os estudantes. Encontramos nossa escola toda pintada, demarcada, dentro do protocolo de segurança, e com paisagismo. É uma conquista da nossa comunidade, que luta por isso desde 2015. Superou as nossas expectativas", comemorou.

Melhorias

A escola atende, hoje, 675 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nos turnos matutino e vespertino. 

A obra inicial contemplava apenas a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas foi verificado que a rede elétrica da escola não comportaria a ligação dos equipamentos. O projeto foi, então, ampliado, incluindo a reforma de toda a parte elétrica.

Outras melhorias, como a pintura e a troca de portas, também foram incluídas. A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Vitória, sendo investidos R$ 816.636,62. A previsão de entrega total do espaço é para o final de junho.

Como as intervenções, neste momento, são menores, foi possível retornar com os estudantes com segurança para as salas de aula.

Jansen Lube/PMV
Personagem sobre a Volta as Aulas na EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes
"É uma conquista da nossa comunidade, que luta por isso desde 2015. Superou as nossas expectativas", disse a coordenadora da Emef, Edna Mendes (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Fachada EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes
Escola atende, hoje, 675 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (ampliar)

Voltar ao topo da página