"Educar para Vitória: Fortalecimento das Aprendizagens" na Emef Castelo Branco
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luís Oliveira
Divulgação Seme
Divulgação Seme
Estudantes da Emef Castelo Branco participam do projeto Fortalecimento das Aprendizagens.
Garantir a redução da defasagem idade/ano e também da evasão escolar são prioridades da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Por isso, o Projeto “Educar para Vitória: Fortalecimento das Aprendizagens” está acontecendo de modo muito articulado e efetivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Castelo Branco, na Ilha do Príncipe, por meio de ações pedagógicas interventivas que atende diretamente aos estudantes de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada um.
O projeto contempla as turmas do 1º ao 4º ano da unidade de ensino. Segundo a diretora da Emef, Vânia Tozzatto, várias ações estão sendo desenvolvidas pelos professores com os estudantes, dentre elas: contação de histórias, jogos, produção de textos, resgate de brincadeiras infantis, gamificação, dentre outras ferramentas pedagógicas.
Envolvidas nas atividades propostas junto aos estudantes, as professoras Eliana Sales e Layla Braggio destacam que o projeto é essencial para oportunizar a recuperação de aprendizagem, além de auxiliar com possíveis dificuldades
“Acredito que esse foi o melhor momento para implementar o Fortalecimento das Aprendizagens no cotidiano dos estudantes, dentro da escola. Temos estudantes com dificuldades e fazer um trabalho efetivo em cima dessa dificuldade é essencial. Tenho gostado muito de participar do projeto, é uma experiência diferente do regente de sala de aula, mas muito importante para os nossos estudantes”, destacou Eliana.
“O projeto Educar para Vitória é uma valiosa oportunidade de minimizar as disparidades educacionais provocadas pela pandemia, através de intervenção pedagógica pensada e aplicada individualmente nos estudantes identificados como público alvo”, pontuou a professora Layla.
Educar para Vitória
A Coordenadora da Gerência de Ensino (GGE) da Seme, Karla Morais, explica os principais objetivos do projeto.
“Esse projeto foi elaborado para contribuir com as ações estratégicas das escolas de modo a potencializar o atendimento interventivo junto aos estudantes, considerando as necessidades de aprendizagens de cada um, e também, como estratégia de desenvolvimento do continuum curricular 2020/2021, contribuindo efetivamente para a recuperação da aprendizagem dos estudantes”, explicou.
A Subsecretária de Gestão Pedagógica da Seme, Luana Lemos, acrescenta que o projeto é fundamental para a garantia do direito à aprendizagem para todos.
“Neste período pandêmico, é necessário buscar diferentes estratégias que contribuam para a garantia dos direitos às aprendizagens de todos os nossos estudantes e a ampliação da jornada para o estudante com mais dificuldades de aprendizado é fundamental nesse processo”, destacou.
O projeto
Lançado em julho deste ano, o Fortalecimento das Aprendizagens está ocorrendo em 52 escolas de Ensino Fundamental da rede de Vitória, com atividades dedicadas ao projeto em sala de aula, no turno escolar. Para atividades no contraturno, no momento, há 13 unidades de ensino que já iniciaram.
A previsão da Seme é expandir as atividades de contraturno à medida que novos professores aprovados em processo seletivo cheguem à rede.