Notícias
Educação: publicado edital do concurso de remoção para cargos do magistério
Publicada em 05/10/2023, às 14h30 | Atualizada em 05/10/2023, às 14h40
Por Juliana Rodrigues, com edição de Andreza Lopes
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (04) o edital do concurso de remoção para ocupantes de cargos de carreira do magistério da capital. A partir deste ano, os servidores farão todo o processo de forma automatizada, por meio do RH On-line, utilizando seu login e senha.
Podem participar do concurso de remoção os profissionais do quadro do magistério público municipal que estiverem em efetivo exercício do magistério na rede pública de ensino de Vitória. Já os profissionais que estiverem ocupando cargos de função gratificada ou em comissão e os servidores que se encontram atuando no âmbito da Seme Central não poderão participar.
Ao servidor que esteja apto a participar, é obrigatório que escolha pelo menos um posto de trabalho, sendo facultativo que ele indique até dez postos de trabalho para escolha da remoção. É fundamental que os postos de trabalho sejam indicados por ordem de prioridade - sendo a primeira opção a que o profissional tem maior interesse e a última a que tem menor interesse -, pois o sistema vai seguir essas indicações para fazer a alocação.
"O concurso de remoção automatizado representa uma evolução significativa utilizando recursos tecnológicos para organizar um processo tão importante para toda a rede municipal. Essa abordagem também permite uma maior transparência, agilidade e imparcialidade, pois os candidatos são classificados com base em critérios objetivos em conformidade com a legislação e previstos no edital", comentou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
"Estamos muito felizes com o lançamento desse processo automatizado. Vitória, hoje, é pioneira entre os municípios capixabas na realização do concurso de remoção de forma automatizada. Isso é resultado de muito trabalho da Secretaria Municipal de Educação junto com a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação", disse a subsecretária municipal de Gestão Educacional, Fabiola Risso.
Vagas
As vagas, além de publicadas no Diário Oficial do Município, também estão disponíveis no RH Online. Contudo, algumas outras vagas poderão surgir ao longo da movimentação, caso algum profissional deixe seu posto de trabalho e o sistema a disponibilize para os demais profissionais.
Depois de efetuada a inscrição, não será possível cancelar, alterar ou apagar a escolha. E após o resultado final, que será divulgado no dia 24 de outubro, o profissional não poderá desistir de ser realocado. Para auxiliar os participantes do concurso de remoção, ficará disponível no RH Online um tutorial para o processo de inscrição. Além disso, o profissional conseguirá visualizar o Quadro de Vagas, que também está disponível no Anexo 2 do edital.
Vale destacar que a primeira tabela do Anexo 2, que tem como título Postos Vagos nas Unidades de Ensino, são todos os postos disponíveis para serem escolhidos na hora da inscrição. Só que, no momento da inscrição, não estarão disponíveis para selecionamento somente esses postos. Estarão disponíveis todos os postos da rede. Por quê? Porque, durante o processo de remoção, aquele profissional detentor de um posto pode se inscrever e ser contemplado com outra vaga.
Quando isso acontece, a vaga anterior dele vai ser liberada e vai entrar no processo de contabilização de vaga para aqueles que vierem depois dele. É por isso que, quando o profissional abre a inscrição no RH Online, ele consegue indicar qualquer vaga da rede, sendo posto vago ou uma vaga que está ocupada por um efetivo.
"Por ser a primeira vez que o concurso de remoção assume um modelo totalmente automatizado, tentamos trazer para o edital a maior transparência possível nas informações. Por isso é importante consultar o edital, porque a tabela inicial do Anexo 2 é a tabela onde estão disponíveis os postos vagos. Já a tabela final do Anexo 2 é uma informação complementar, para fins de consulta, onde estão estabelecidas todas as complementações de carga horária para o profissional PEB III - disciplinas, que precisa ter carga horária dividida em duas unidades de ensino. Era importante que o profissional tivesse conhecimento de onde pode ser feita a complementação para que ele tome a decisão de escolher ou não aquela vaga, caso ela seja desocupada", explicou Fabiola Risso.
Cronograma
Os servidores terão até o dia 15 de outubro para se inscreverem no concurso de remoção. No dia 17 será publicada a classificação parcial dos candidatos inscritos para todos os cargos. No dia 19, será divulgada a classificação final e, no dia 24 de outubro, será divulgado o resultado final do concurso de remoção.
Os candidatos inscritos serão classificados observando-se o tempo de serviço prestado na condição de servidor do município de Vitória, na área do magistério, incluindo-se o tempo de serviço averbado, caso o possua. Nos casos de empate na classificação, terá prioridade, para o efeito de desempate, o candidato de maior idade.
No dia 9 de outubro, segunda-feira, a reunião de Alinhamento Quinzenal (AQ) será realizada com todos os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e terá como tema o concurso de remoção. "As unidades de ensino podem, no seu coletivo, encaminhar suas dúvidas por meio dos diretores, para que sejam respondidas na reunião", orientou a subsecretária Fabiola Risso.
A gerente de Gestão de Pessoas da Seme, Adryana Scardini, ressalta que é importante ler o edital e seguir todas as recomendações que constam no documento, uma vez que, posteriormente, não será possível alegar desconhecimento das normas estabelecidas.