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Educação Infantil: pequenos cientistas têm manhã cheia de experiências

Publicada em 10/06/2022, às 13h40 | Atualizada em 10/06/2022, às 13h44

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Brunella França
Cmei ABS
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O contato com a ciência, conceitos da física, experimentos de química envolvendo misturas provocaram olhos arregalados de curiosidade, sorrisos fascinados e muito aprendizado para as crianças dos grupos 4, 5 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil em tempo Integral (Cmei TI) Aécio Bispo dos Santos, no Jaburu, na manhã desta sexta-feira (10).

As turmas de pequenos cientistas participaram de três circuitos elaborados e propostos pela dinamizadora de Arte e engenheira civil Aline Sousa e pela professora articuladora Renata Nobre.

"Pensei em trabalhar com as crianças conceitos básicos, iniciais da mecânica, como a energia, o conceito de alavanca, a partir de materiais não estruturados. Nós construímos com as crianças a mão biônica, a catapulta, os carrinhos de vento, trabalhando com coisas do dia a dia. E tivemos também o laboratório de ciências, com experiências envolvendo misturas", destacou Aline.

O objetivo das atividades é estimular a curiosidade nas crianças, o trabalho em equipe e a habilidade de propor soluções para problemas que se apresentem.

"O cientista é a pessoa que faz perguntas para resolver problemas e trabalhar questões do cotidiano. Toda criança pode ser uma cientista", destacou a dinamizadora.

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Ser cientista é coisa de criança

A professora Renata Nobre se transformou no "professor Teodoro", com uma peruca laranja, um jaleco, e uns óculos com nariz e bigode para apresentar às crianças o universo da ciência. Quando tirou os acessórios, os pequenos ficaram surpresos.

Foi ela a responsável por conduzir os experimentos com misturas, utilizando água, óleo, vinagre, bicarbonato de sódio, efervescente e corante.

"Fui escolhendo as experiências para aguçar a curiosidade das crianças. Todas participaram, prestaram atenção, ficaram interessadas. O objetivo era mostrar a elas que podemos aprender muita coisa brincando e que não precisa ser um 'maluco' para ser cientista", afirmou.

Ciência e tecnologia na infância

Antes da manhã de experiências, nas salas de aula, as crianças trabalharam com professoras e dinamizadoras e o material não estruturado para produzir a catapulta, que resultou em um jogo de cesta, a mão biônica e os carrinhos movidos a vento.

"Fazer a criança pensar é o nosso maior objetivo. Isso é fundamental na Educação Infantil", pontuou a diretora da unidade de ensino, Leida Valbuza.

O trabalho com ciência e tecnologia é um dos temas que a equipe pedagógica do Cmei Aécio Bispo vem incentivando com as crianças.

"Isso nos permite trazer as vivências para oficinas temáticas com as crianças. Trabalhar com ciência faz com que sua mente se expanda. As crianças são curiosas, elas perguntam, elas querem saber o porquê, o que aconteceu ali, se outra mistura daria certo ou não. Dessa forma, a aula fica muito mais dinâmica e as crianças estão aprendendo vivenciando as experiências, o que faz toda a diferença", afirmou a pedagoga Simone Castanheira.

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