Notícias

Educação faz o lançamento da Política do Livro, Leitura e da Biblioteca Escolar

Publicada em 31/05/2023, às 16h40

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Pedro Vargas


  • Educação de qualidade

André Sobral
Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar
A secretária Juliana Rhosner disse que a Política visa potencializar ainda mais as bibliotecas escolares e a política de leitura da rede de ensino de Vitória. (ampliar)

A leitura é uma forma legítima de participação e inserção na sociedade, e, ainda, como um processo de produção de sentidos, no qual as pessoas dialogam com os textos e aprendem a ter uma atitude crítica e ativa diante deles e do mundo. Nesta quarta-feira (31), a Secretaria de Educação de Vitória promoveu o lançamento de dois documentos: a Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar e as Diretrizes das Bibliotecas Escolares da Rede de Ensino de Vitória.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos, estiveram presentes na solenidade, além de outras autoridades municipais e acadêmicas.

"Queria saudar primeiramente os nossos estudantes, que são nossa autoridade máxima aqui hoje. O que a gente lê, nutre a gente. Em desejo, em possibilidade de ação, em sonhos, em vontade de viajar, de conhecer. A leitura, a educação básica, especialmente a literatura, que incentiva a gente a ler esse mundão que existe além da escola. Nós temos bibliotecários em todas as escolas. Esses documentos são compromissos com todas as nossas crianças e estudantes para uma educação pública de qualidade, que a gente possa potencializar ainda mais as bibliotecas escolares e a política de leitura da nossa rede", ressaltou a secretária Juliana.

Os documentos são institucionais e de gestão dos processos que envolvem as práticas educacionais voltadas para a formação de leitores nas unidades de ensino da capital capixaba.

"Celebramos essa política de leitura no município de Vitória, feita por meio de uma construção coletiva. A leitura é muito importante no processo educativo e esse momento é um marco para a rede. São possibilidades de trabalho com todas as nossas crianças e estudantes, que vai intervir em todas as unidades de ensino. A biblioteca escolar é um espaço para a formação de leitores e de cidadãos", destacou a subsecretária Luana.

Tanto a Política do Livro quanto as Diretrizes das Bibliotecas Escolares são importantes instrumentos para a garantia, fortalecimento e ampliação das experiências com a leitura nos diversos espaços tempos de aprendizagem que buscam a criação e ampliação de espaços tempos destinados à leitura nas escolas, bem como sua centralidade nos diálogos realizados durante os processos de formação e atualização curricular organizados pela Gerência de Ensino e pela Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação.

André Sobral
Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar
Lançamento da Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar e as Diretrizes das Bibliotecas Escolares da Rede de Ensino de Vitória. (ampliar)

Foco na leitura

A criação e a formação de leitores têm sido um desafio que ainda é necessário superar. Nesse sentido, a Política de Leitura representa a confirmação do compromisso da Secretaria de Educação de Vitória com a leitura e é, portanto, a concretização de um pacto social em torno da formação de leitores críticos e criativos visando à construção de uma cidadania para uma sociedade verdadeiramente democrática.

É importante destacar que os documentos produzidos são resultado do trabalho coletivo de representantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Tempo Integral, Gerência de Formação e bibliotecárias. Com essa iniciativa, mais uma vez, Vitória torna-se referência para os demais municípios do Brasil.

A celebração de lançamento dos documentos pela Seme teve a presença do representante do Conselho Federal de Biblioteconomia, professor doutor José Alimatéia Ramos; da representante do Conselho Regional de Biblioteconomia Juliver Argentina Santos Serra. Além da chefe do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), professora doutora Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, e da professora doutora Daniele Achilles Dutra Rosa, que ajudou na escrita das Diretrizes das Bibliotecas Escolares.

O que é

A rede municipal de ensino de Vitória, desde o ano de 2021, tem feito investimentos importantes para potencializar e qualificar as políticas públicas educacionais. Entre elas, a importância da leitura, por meio da Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar, que apresenta os marcos teóricos da legislação brasileira, estadual e municipal; a concepção de leitura nos diferentes níveis de ensino, incluindo modalidades especiais de atendimento das unidades escolares e que garante um espaço formal de leitura, a biblioteca escolar.

Dialogando nessa mesma perspectiva, profissionais da rede construíram as Diretrizes das Bibliotecas Escolares da Rede de Ensino de Vitória, que sistematizam e regulamentam ações pertinentes a esses ambientes de aprendizagem e aos profissionais que neles atuam.

Os documentos são marcos legais que fundamentam a implantação de uma política de leitura no município, trazendo abordagens teóricas e metodológicas que embasam o trabalho com a leitura nas diferentes etapas e modalidades da educação básica e indicam a necessidade de constituição de diferentes espaços de leitura das unidades de ensino do município e as bibliotecas escolares como importantes ambientes para potencializar a leitura.

André Sobral
Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar

Integração Educação e Cultura

Em uma parceria da Seme com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) o público presente ao lançamento da Política do Livro, da Leitura e Diretrizes das Bibliotecas Escolares da Rede de Ensino de Vitória pôde conferir uma das ações do projeto "Viagem Pela Literatura", da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim: a ação Viver o Livro ao Vivo e em Cores.

A atividade tem o objetivo de, por meio de textos teatrais produzidos por escritores da literatura infantil, aproximar os participantes de obras literárias diversas de maneira lúdica e interativa.

"Mais do que uma parceria, a dupla educação e cultura é indissociável. Estamos felizes em participar com essa ação do "Viagem pela Literatura" e mais ainda em integrar essa política pública capaz de educar, trabalhar valores sólidos na construção do caráter e transformar a realidade social projetando um futuro com bem menos desigualdades", declarou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Também participaram do evento o coral de estudantes do Programa de Residência Pedagógica da Emef Suzete Cuendet, em Maruípe, além do poeta Diego Cavaleiro Andante.

Homenagens

As bibliotecas escolares são gerenciadas por bibliotecários. São esses profissionais que colaboram para que o livro e a leitura sejam difundidos entre as crianças e os estudantes. Como forma de valorização profissional, a Seme elencou cinco bibliotecárias que possuem em seu perfil profissional características que potencializam a biblioteca escolar.

Suas ações estão baseadas em habilidades e inovações que oferecem práticas diferenciadas de: incentivo à leitura, de uso tecnológico, de responsabilidade social e principalmente de interação com professores e estudantes.

Foram homenageadas com um certificado Brenna Facini, da Emef Otto Edwald Júnior; Gerlaine Marinotte Ribeiro, da Emef Álvaro de Castro Mattos; Marcela Lopes Mendonça Coelho, da Emef Aristóbulo Barbosa Leão; Penha Maria Cordeiro, da Emef Mauro Braga; e Roberta Trindade Falcão, da Emef José Áureo Monjardim.

A leitura é incentivada também na Educação Infantil. Mesmo que as crianças não saibam decodificar as letras, elas conseguem ler o mundo que as cerca. E são os gestores escolares que potencializam essas ações nos Cmei. Por isso, também foram homenageados cinco diretoras que investiram todo o recurso enviado para compra de livros, que realizam atividades de leitura envolvendo as crianças e as famílias e que oferecem acesso ao livro a todo o momento.

São elas: Rislany Rosa Dias, do Cmei TI Álvaro Fernandes Lima; Maria Luiza Raphael Del Rio Martins, do Cmei Carlita Corrêa Pereira; Maria da Penha Coelho dos Santos, do Cmei Ocarlina Nunes Andrade; Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, do Cmei Rubem Braga; e Darsônia Souza, do Cmei Gilda de Athayde Ramos.

Educação faz o lançamento da Política do Livro, Leitura e da Biblioteca Escolar

Voltar ao topo da página