Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Documentário 'Quem são esses "capixabas"?' será lançado na noite desta quinta

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de Deyvison Longui


Divulgação Semc
Convite de divulgação de lançamento do documentário Quem são esses capixabas
O documentário será lançado nesta quinta-feira (05), a partir das 19h30, no auditório do Parque Vale, em Jardim Camburi.

Quem mora no Espírito Santo? Quem constrói a identidade do Estado?

Tendo como ponto de partida estas perguntas e a curiosidade de descobrir mais sobre as pessoas que constroem a identidade local a partir da oralidade, a documentarista Tania Valenna idealizou o vídeo Quem são esses “capixabas”?

O documentário será lançado nesta quinta-feira (05), a partir das 19h30, no auditório do Parque Vale, em Jardim Camburi.

Foram escolhidos pela diretora 15 personagens, entre eles dois capixabas, para falar um pouco mais sobre a diversidade do Espírito Santo.

“São pessoas vindas de diversos lugares do Brasil e do mundo. Não falo neste documentário de vinda de imigrantes, mas das pessoas que vivem aqui há pelo menos 20 anos”.

Documentário

Além de abordar a identidade local, o filme quer resgatar a história da oralidade. “Neste documentário é proposta a valorização da história oral como forma de conhecer e desenvolver processos criativos, utilizando as memórias, a linguagem oral e iconográfica” explica Tania.

Kássio Silva
a documentarista tânia lendo livro em seu sofá
No documentário, Tânia tenta responder quem mora no Espírito Santo e quem constrói a identidade do Estado.

Para valorizar o clima de proximidade entre espectador e entrevistados, ela usou câmeras domésticas para registrar os depoimentos.

“Eu quis passar a história dos entrevistados, a importância da oralidade, o quanto Vitória é maravilhosa. As pessoas vêm para a nossa capital e não querem mais ir embora e a resposta é sempre a mesma: a qualidade de vida que a capital oferece a quem vem para cá”.

Lei

O trabalho contou com o patrocínio da Lei Rubem Braga para ser concretizado, o que para Tania foi muito importante.

“Consegui realizar um trabalho no qual as pessoas possam, em suas leituras visuais, conhecer o que Vitória tem a oferecer, as pessoas que vivem aqui, a importância da oralidade nas pesquisas e não somente documentais. Um conjunto, na verdade”.

 

Serviço
Lançamento do documentário Quem são esses “capixabas”?
De Tania Valenna
05/02, quinta, a partir das 19h30
Auditório do Parque Vale
Avenida dos Expedicionários, s/nº, Jardim Camburi