Notícias

Diagnóstico sobre a primeira infância na capital será apresentado na sexta (16)

Publicada em 15/09/2022, às 17h10 | Atualizada em 15/09/2022, às 17h13

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Guiomedce Paixao
família acolhedora

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), apresenta, nesta sexta-feira (16), o diagnóstico da situação da primeira infância no município. A apresentação será às 14 horas, via Google Meet, e a divulgação será feita durante a reunião das equipes do Projeto Primeira Infância Cidadã (PiC). Esse é mais um passo que Vitória dá para a implementação do Plano Municipal de Primeira Infância.

O documento será apresentado aos agentes públicos das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde, além de conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares, outros operadores do SGD, integrantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC), representantes do Sistema de Justiça e lideranças locais.

Fruto de uma parceria com a AVANTE/Petrobras, o plano municipal segue as diretrizes do Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI/2020-2030) e tem validade pelos próximos dez anos. Ele aponta os caminhos técnicos e políticos para a ação efetiva do Estado pela garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos.

"Faz-se necessário que vários atores estejam coletivamente nesta proposta da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O documento deve apontar as prioridades de atenção a esse público e que seja colocada na agenda política do município", defende a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional Graziella Lorentz.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, o Diagnóstico deve dar suporte para que o Plano Municipal pela Primeira Infância esteja baseado em evidências e dados que apontem a realidade. 

"Como poder público sabemos o quanto é eficaz trabalhar com a Primeira Infância, uma fase ímpar no desenvolvimento de seres humanos, nosso olhar para esta fase da vida precisa ser enxergado em todo seu potencial e acreditamos que a Prefeitura de Vitória está dando um grande passo com este diagnóstico", frisou.


Voltar ao topo da página