Notícias

Diabéticos e hipertensos em Vitória recebem torpedos de cuidados e orientações

Publicada em 09/10/2019, às 14h55

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Torpedo hipertensão
Mensagens no celular estimulam as pessoas a fazer o controle da hipertensão

A fim de chamar a atenção e conscientizar a população sobre os cuidados durante o tratamento de hipertensão e diabetes, a Secretaria Municipal de Vitória (Semus) passou a enviar semanalmente torpedos para pacientes diagnosticados com essas doenças e que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

As mensagens ressaltam a importância de praticar atividades físicas, checar o nível de glicose, fazer o uso regular dos medicamentos, ter uma alimentação balanceada e realizar o acompanhamento nas US.

Durante todo o ano, a Semus realiza ações de promoção da saúde e de prevenção a diabetes e hipertensão, sendo esta mais uma maneira de alerta aos munícipes.

"Nós acolhemos, acompanhamos e oferecemos o tratamento, a fim de possibilitar a atenção qualificada, a motivação para o autocuidado e a adoção de comportamentos saudáveis para a população portadora dessas condições crônicas", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Serviços

Os serviços ofertados pela Semus são:

  • atendimento e acompanhamento multiprofissional em todas as unidades de saúde para todas as necessidades básicas, com encaminhamento para especialistas no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou outros serviços;
  • disponibilização de materiais necessários ao controle do nível de glicose no sangue, como glicosímetros e lancetas. A entrega dos materiais é feita para pessoas que usam insulina que estejam cadastradas e acompanhadas pelas equipes de saúde na unidade mais próxima de sua residência;
  • fornecimento de medicamentos para tratamento de hipertensão arterial e diabetes nas farmácias das unidades de saúde, mediante apresentação de prescrição médica;
  • realização de exames laboratoriais e outros para fins de diagnóstico, monitoramento das condições de saúde, classificação de risco e prevenção de complicações relacionadas à hipertensão e diabetes;
  • cadastro e acompanhamento através de um sistema informatizado com registro de situações de saúde, informações clínicas e detecção de situações de risco associadas a cada caso;
  • atividades de educação em saúde com orientações individuais e em grupo, por meio de conversas, palestras e grupos de usuários nas unidades de saúde, além de parcerias para ações programadas com escolas, empresas e outros.

Sintomas

A hipertensão é uma “doença silenciosa”, já que muitos não apresentam nenhum sintoma. Contudo, podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A hipertensão, quando não tratada em tempo oportuno, pode acarretar complicações de saúde, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

Diabetes

Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes pode ser controlado. Ele acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.


Voltar ao topo da página