Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso tem ações nesta sexta-feira
Publicada em | Atualizada em
Por Ludmila Pecine, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Rayssa Santos
Elizabeth Nader
Campanha visa conscientizar os idosos sobre os tipos de violência e também estimulá-los a denunciar os maus-tratos
Na data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, nesta sexta-feira (15), serão realizadas ações de mobilização e lazer pelos Centros de Convivência para a Terceira Idade de Vitória. Com o objetivo de alertar a sociedade sobre os tipos de violência, serão distribuídos panfletos, realizadas caminhadas e exibidos vídeos sobre o tema.
O Centro de Convivência de Maria Ortiz vai realizar a mobilização a partir das 8h15. Os usuários vão participar da 6ª caminhada e ato público contra a violência contra a pessoa idosa, com distribuição de panfletos, leitura de faixas e cartazes produzidos por eles.
Já na Praça Costa Pereira, a partir das 9 horas, haverá panfletagem, exibição de teatro e vídeos sobre o assunto. Além das orientações dadas para que as pessoas denunciem os tipos de violência, em Jardim Camburi, será realizada a aferição da pressão, com orientações sobre saúde para aqueles que passarem pela feira livre do bairro, entre 8 e 12 horas.
Para a coordenadora dos Centros de Convivência para a Terceira Idade de Vitória, Fátima Trevas, é fundamental que o idoso entenda os tipos de violência para se prevenir e denunciar os maus-tratos.
"Quando o idoso percebe que a violência pode ser física, verbal, psicológica ou até exploração financeira, ele fica resguardado para procurar os órgãos competentes para denunciar", destaca.
Participam dessa ação os Centros e Grupos de Convivência para a Terceira Idade do município, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), lideranças comunitárias, unidades de saúde, Centro de Referência à Juventude, Projeto Terra, DST/Aids, instituições religiosas, Guarda Civil Municipal, Delegacia do Idoso, Delegacia da Mulher e Promotoria da Mulher.