Notícias

Dia dos avós na escola encanta crianças de unidade de ensino no Bairro República

Publicada em 01/09/2022, às 17h30 | Atualizada em 01/09/2022, às 17h39

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Cmei Marlene Orlane Simonetti "MOS
Dia dos avós na Escola no Cmei Marlene Orlane Simonetti. (ampliar)
Luis Oliveira
Cmei Marlene Orlane Simonetti "MOS
Dia dos avós na Escola no Cmei Marlene Orlane Simonetti. (ampliar)

Um dia de muita emoção, fortalecimento de vínculos, alegria e diversão para crianças, vovôs e vovós no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlande Simonetti, que fica no bairro República. A unidade de ensino abriu as portas na tarde desta quinta-feira (1º) para os avós das crianças matriculadas no grupo 4 do turno vespertino.

Inicialmente, como forma de recepcionar os familiares, as crianças realizaram duas belas apresentações musicais: "Superfantástico" e "Seu nome". Muitos dos presentes na plateia foram às lágrimas ao presenciar, pela primeira vez, os pequenos realizando uma atividade escolar com tanta dedicação. Ao final das músicas, eles correram para dar um abraço fraterno nos visitantes do dia.

Em seguida, foi hora de colocar a mão na massa e botar a criatividade em ação para ajudar as crianças a fazer um pequeno balão numa oficina, utilizando materiais recicláveis como pratos de isopor, fita adesiva e fitas coloridas. A ideia veio do livro "A vovó maluquete", da autora Ana Maria Machado, que vinha sendo trabalhado em sala de aula com as crianças.

Fortalecendo vínculos

Mirian Barbosa, avó da pequena Lisa, fez questão de ir até a escola acompanhar a neta neste dia pra lá de especial. "Foi uma grande alegria estar aqui hoje. São os laços que vão sendo criados, pra nós qualquer coisa que ela faça é muito lindo e muito importante. Foi uma iniciativa muito legal da escola ter esse olhar para nós idosos", pontuou.

"É uma delícia receber um convite como esse, já temos uma convivência legal em casa, mas essa dinâmica em grupo, com os outros avós e crianças é melhor ainda. Todos ficamos mais felizes, inclusive as crianças, que interagem entre elas e apresentam os familiares para os colegas cheias de orgulho", contou Ida Luiza, avó da Maria Luiza.

Luís Carlos, avô das gêmeas Sara e Isadora, além de passar uma tarde especial com as netas, resgatou memórias de sua infância. "Fico muito feliz porque faz parte do cotidiano, as crianças são muito importantes para nós. Ver essa mobilização e todas as crianças aqui com seus avós é muito especial. Dá uma sensação de voltarmos a ser crianças, se divertindo e aprendendo com eles", disse.

Dia dos avós na Escola no Cmei Marlene Orlane Simonetti.

Construindo laços e memórias

Para as professoras regentes das duas turmas do grupo 4, Khatia Simone e Elisangela Rosa, a presença dos avós que atenderam ao convite da escola é fundamental para criar laços e memórias que ficarão marcadas para sempre na vida das crianças.

"Estamos imensamente gratos pela presença de todos aqui hoje. As falas das crianças com relação ao sentimento com os vovôs e vovós, essa troca e esse pertencimento, foram passadas pelas próprias crianças para nós em nosso dia-a-dia aqui na escola. Nós estamos aqui como professoras para criar memórias. Quando essas crianças crescerem, tenham certeza de que elas vão se lembrar desse momento", disseram.

À frente do trabalho pedagógico desenvolvido com as turmas, a pedagoga Regina Cesana ressaltou o trabalho que vem sendo feito pela equipe de professores e destacou a presença em grande número dos familiares.

"É muito gratificante trabalhar com um grupo de professores que estão o tempo todo escutando as crianças e propondo momentos como esse. É um trabalho de muitas semanas, com muito zelo e dedicação, até chegarmos aqui. Temos famílias muito presentes aqui no Cmei e ficamos felizes porque vieram em grande número. Acreditamos na criança que vibra, que é energia, é alegria, é esperança", disse.

Luis Oliveira
Cmei Marlene Orlane Simonetti "MOS
Dia dos avós na Escola no Cmei Marlene Orlane Simonetti. (ampliar)
Luis Oliveira
Cmei Marlene Orlane Simonetti "MOS
Dia dos avós na Escola no Cmei Marlene Orlane Simonetti. (ampliar)

Voltar ao topo da página