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Dia do Consumidor: Procon Vitória divulga ranking das empresas mais reclamadas
Publicada em 15/03/2022, às 10h30 | Atualizada em 15/03/2022, às 14h57
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Gislaine Assis Santos
No Dia do Consumidor (15 de março), o Procon Vitória divulga o ranking das empresas que receberam mais reclamações dos consumidores no ano de 2021. O cadastro abrange as demandas registradas como reclamação e que, após análise técnica pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas.
Instituições bancárias, grandes lojas, companhias aéreas e empresas do setor de telecomunicação lideram o ranking. No total, o Procon Municipal registrou 724 reclamações no período de janeiro a dezembro do ano passado.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas apresenta um ranking de fornecedores, que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como por outros indicadores.
O cadastro indica, ainda, se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram ou não atendidas pelos fornecedores.
Comportamento
Segundo a gerente do Procon Vitória, Denize Izaita, a divulgação do cadastro visa criar nos consumidores o hábito de analisar quais empresas atendem bem os consumidores e quais não atendem.
"O cadastro é uma ferramenta poderosa para o exercício do consumo, uma vez que os consumidores dispõem de acesso facilitado e atualizado das informações quanto ao comportamento dos fornecedores diante dos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor".
Ela completou: "A divulgação do ranking das empresas mais reclamadas é mais uma informação que damos aos consumidores como forma de proteção na hora de ir às compras ou firmar um contrato".
Cadastro
O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 12 meses. Anualmente, o órgão divulga os dados consolidados, concretizando o comando expresso no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor.
Serviço
Consumidores com problemas nas relações de consumo que desejam acionar o Procon de Vitória podem fazer as suas reclamações de forma presencial na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, ou pelo nosso app Procon Vitória. Para abrir a reclamação, é indispensável ter em mãos os documentos pessoais e comprovantes, como nota fiscal, contrato, ordem de serviço, entre outros documentos que comprovem a reclamação.Matéria relacionada
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