Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia da pessoa Idosa é celebrado nos Centros de Convivência de Vitória

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa
Atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.
Foto Divulgação
Atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa
Atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Para celebrar o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira (1º de outubro), os Centros de Convivência para a Pessoa Idosa da capital têm preparado uma série de atividades para homenagear aqueles que chegaram e/ou ultrapassaram a linha dos 60 anos. Para muitas pessoas idosas ter mais de meio século de vida é motivo de orgulho e felicidade.

Uma delas é Eni Ferreira da Silva, de 71 anos, que fez questão de dizer que ser uma pessoa idosa tem um significado muito especial. "Cheguei a uma idade em que sei de quase tudo. Tenho noção dos meus direitos e, principalmente, lutar e exigir sua aplicação", falou com segurança a idosa.

Eni disse que celebrar o dia da pessoa idosa é transformador, ainda mais cercada de amizades conquistadas ao longo dos mais de 10 anos que participa de atividades no Centro de Convivência de Jardim da Penha. Já Anna Maria Macedo, 81 anos, disse considerar de extrema importância a celebração do Dia do Idoso. "É o reconhecimento do valor da pessoa idosa. Me sinto feliz e agradeço as atividades que celebram a nossa vivência", disse ela.

O sentimento de felicidade também foi expresso pela idosa Beatriz Santos Graça, 83. "Me sinto feliz e bem por participar da programação preparada para nós", comentou ela. Sobre as idas ao Centro de Convivência de Jardim da Penha, Beatriz contou que ouvir e debater sobre os direitos da população idosa é muito importante, mas, em tom mais baixo disse: "Gosto mesmo das aulas de dança, de movimento. Me sinto muito bem quando participo", descreveu sorridente.

Confira a programação para 

Os Centros de Convivência vão manter uma programação diversificada. No Centro de Convivência de Santo Antônio, por exemplo, haverá uma ação conjunta com a rede socioassistencial na quadra de Santo Antônio para comemorar o mês da pessoa idosa e dia das crianças num grande momento de integração e fortalecimento de vínculos no território.

No próximo dia 10, o Centro de Convivência de Jardim da Penha vai promover uma tarde musical para animar o dia dos usuários do espaço. O evento vai ser uma atividade integrada.

No dia 9, o Centro de Convivência de Jaburu promove o Piquenique da Convivência em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, com uma roda de conversa sobre o Estatuto do Idoso, seguida de dinâmicas para ressaltar os conhecimentos sobre os direitos da pessoa idosa. O piquenique será no Parque da Cidade, em Serra.

No Centro de Convivência da Praia do Suá, a celebração será no dia 18 de outubro, das 14 às 16 horas, com direito a passeio à Igreja dos Reis Magos. Já no dia 25, idosos que participam de ações no espaço vão ter a oportunidade de ouvir palestras sobre direitos e violência contra pessoa idosa, na Unidade de Saúde Praia do Suá. A ação vai contar com a parceria do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV).

A coordenadora do Centro de Convicência Jardim da Penha, Poliane Souza Nascimento, destacou que respeitar e valorizar a pessoa idosa é celebrar a vida e o conhecimento transmitidos pelos mesmos as novas gerações. "Através de atividades integradas de convivência social , como grupos de convívio e atividades sócio culturais fortalecemos seu protagonismo, autonomia e acesso a orientações sobre direitos sociais", frisou ela.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, comemorar o Dia da Pessoa Idosa é mais uma estratégia e oportunidade para conscientizar a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa, olhar para os desafios que enfrentam e reforçar a importância do cuidar e do respeito a esta parcela da população que precisa ter seus direitos garantidos por todo poder público.

Foto Divulgação
Dona Eni na atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa
Dona Eni na atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.
Foto Divulgação
Dona Ana Maria na atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa
Dona Ana Maria na atividade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.