Imprensa
Desfiles do Grupo A encerram Carnaval de Vitória com chave de ouro
Publicada em
Por Tati Wuo, com edição de Matheus Thebaldi


O último dia de desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória fechou com chave de ouro a edição 2014 do evento que já cativou o coração dos capixabas e turistas. Milhares de pessoas passaram pelo Sambão do Povo nos três dias de folia para acompanhar as agremiações da Grande Vitória.
Com um pequeno atraso inicial, os desfiles foram transmitidos ao vivo para todo o Brasil pela TV Bandeirantes e contaram com boas apresentações de escolas tradicionais do Carnaval capixaba. Unidos de Jucutuquara, Unidos da Piedade, Independentes de Boa Vista, Pega no Samba e Mocidade Unida da Glória incendiaram a avenida. Nem a chuva insistente atrapalhou.
A escola Unidos de Jucutuquara abriu a noite trabalhando com competência o enredo “Oh Bahia Ó", levando para a avenida elementos da cultura baiana. Da comissão de frente, com um grupo de guerreiros africanos, até o último dos cinco carros, a escola mostrou luxo, beleza, alegria, simpatia e samba no pé.
Segunda escola a desfilar no Carnaval de Vitória, já na madrugada deste domingo (23), a Unidos da Piedade entrou na avenida pouco mais de meia-noite, quando uma leve chuva caía no Sambão do Povo. Mas São Pedro não atrapalhou o enredo em homenagem ao sertão e a São João e a escola fez bonito na avenida.
Para dar vida ao samba "Do agreste do sertão de Gonzaga e Lampião – Pernambuco – Histórias de luta, do frevo e do São João", a Piedade contou com alas coreografadas, carros alegóricos e uma bateria bem ensaiada pelo mestre Tião. Os integrantes entraram no clima e evocaram ícones importantes da cultura brasileira em um desfile que agradou à plateia.


Depois, a escola Independentes de Boa Vista literalmente levantou o público com seu enredo "Teu cheiro me dá prazer... Boa Vista espalha o perfume no ar", cantado em coro no Sambão. A escola de Cariacica levou brilho, luxo e imponência em alas coreografias. Grande momento foi quando a musa da escola, Viviane Araújo, entrou na avenida. A paradinha na bateria também emocionou os foliões.
Na seqüência, foi a vez de a Pega no Samba tomar conta da avenida. A escola apostou nos 50 anos dos Beatles para criar seu enredo deste ano, "Festa, samba e rock'n roll: Uma viagem de Liverpool a Vitória, 50 anos de Beatles". Os fabulosos de Liverpool caíram no samba da comunidade de Consolação com alas coreografadas e carros alegóricos que evocaram a história da banda. Destaque para a participação da banda cover Clube Big Beatles.
A MUG (Mocidade Unida da Glória), atual campeã do Carnaval de Vitória, encerrou a terceira noite de desfiles, já no início da manhã. O público não se importou com o horário e ficou para acompanhar o enredo da escola de Vila Velha,"Tapetes: do paraíso mágico ao santuário da fé - Castelo! Quem sou eu?". O desfile contou com mágica, carro abre-alas gigante e muito luxo.
Agora, é só aguardar o resultado. Durante os desfiles, 40 jurados vindos de fora do Espírito Santo observaram e julgaram quesitos como bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. A apuração dos dados e notas dos jurados - guardados em local seguro pela Lieses - acontecerá na próxima terça-feira (25), às 15 horas no Ginásio do Álvares Cabral.
Matéria relacionada
Tradição, cultura e muita história no último dia de desfiles do Carnaval

