Notícias

Dengue: conscientização é maior aliada no combate ao mosquito

Publicada em 03/04/2023, às 17h00 | Atualizada em 03/04/2023, às 17h23

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Mutirão contra a Dengue. (ampliar)
Divulgação / PMV
Combate ao mosquito Aedes aegypti
Monitoramento com drones permite melhor identificação dos locais com potencial para desenvolvimento de focos dos Mosquitos. (ampliar)

Você tem papel fundamental no combate à dengue. Junte-se a nós para vencer essa doença! Vasinhos de plantas, calhas, ralos abertos, caixas ou tonéis de água destampados, lixo mal acondicionado... Estudos recentes de monitoramento sobre o mosquito Aedes aegypti apontam que esses são os principais criadouros desse inseto, responsável por transmitir o vírus da dengue, além da zika e da chikungunya.

Em comum a todos esses criadouros estão as residências das pessoas, indicando que muitos hábitos, aparentemente inofensivos, na verdade são decisivos para a presença ou não de mosquitos em casas e regiões.

A eliminação dos focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir o problema. Para ajudar nessa tarefa, a população pode utilizar um checklist para conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.

Drones

Tecnologia a favor da Saúde! A Prefeitura de Vitória passa a utilizar mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. A partir de agora, drones serão utilizados para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.

O drone sobrevoará os locais que apresentam maior incidência da doença e fará a captura de imagens para identificação de situações de risco, como terrenos baldios, casas onde exista acúmulo de água em objetos que possam servir como criadouros do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A partir das imagens, será feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Fumacê

Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, e também a aplicação portátil de remédio em becos e escadarias.

Confira o cronograma do mês de abril: https://www.vitoria.es.gov.br/cidade/controle-de-zoonoses#a_carrofumace.

Telas

Nos primeiros três meses desse ano, aproximadamente 500 telas de proteção para caixas d'água foram instaladas na cidade de Vitória, pela equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). Esse serviço faz parte das diversas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

As telas de proteção são entregues para moradores de áreas carentes e podem ser solicitadas pelo Fala Vitória 156. O objetivo é reduzir os criadouros ativos e potenciais do inseto, conforme as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Arboviroses.

Para ser considerada segura, a caixa d'água precisa ser bem impermeabilizada, para proteger o interior da caixa da água da chuva, ser bem vedada, evitando a entrada de insetos e impurezas, além de limpa, para garantir a qualidade da água.

Mais médicos

Para dar ainda mais celeridade nos atendimentos aos casos de dengue e também a outras enfermidades, em um ato inédito, em uma única vez, a Prefeitura de Vitória nomeou 120 médicos aprovados em concurso público.

Mutirões

Vitória iniciou, em fevereiro, uma grande ação de combate ao mosquito, nos bairros de maior incidência da doença. O mutirão, realizado em parceria com a Central de Serviços, já foi realizado nos bairros Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá, Universitário, Consolação, Gurigica, Itararé, São Benedito e Bairro da Penha.

Confira o balanço das visitas de cada mutirão:

25/02: 827 imóveis visitados e 400 depósitos tratados;

11/03: 757 imóveis visitados e 230 depósitos tratados;

25/03: 627 imóveis visitados e 177 depósitos tratados;

Balanço: 2.211 imóveis visitados e 807 depósitos tratados.

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Nos primeiros três meses deste ano, aproximadamente 500 telas de proteção para caixas d'água foram instaladas na cidade de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Carro Fumacê
Neste mês de abril, o carro Fumacê percorrerá mais de 60 bairros da capital.

Voltar ao topo da página