Imprensa
"Defensores do planeta" encanta crianças e comunidade escolar do Cmei Terezinha
Publicada em
Por Brunella França, com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Luís Oliveira


Azul, verde, laranja, amarelo. As cores, a muitas e pequenas mãos, vão chegando e fazendo morada. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcelos Salvador, no bairro Romão, está ficando de cara nova. O muro da unidade de ensino está recebendo uma nova pintura e será uma verdadeira obra de arte. Os artistas são as próprias crianças da unidade de ensino, dos grupos 4, 5 e 6.
A inspiração para a pintura partiu de obras de arte como “Floresta Tropical com Macacos'', do pintor francês Henri Rousseau, e “Flora e Fauna Brasileira”, do artista plástico brasileiro Candido Portinari, além de esculturas do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelas professoras Cristiane Lacerda, Geany Oliveira, Letícia Frasson e pela assistente de Educação Infantil Renata Alves.
A equipe escolar também confeccionou aventais de TNT para proteger os uniformes escolares dos pequenos artistas. Para a obra de arte no muro, foram utilizadas diferentes técnicas, como: pintura com pincel, pintura esponjada e pintura com molde vazado. A previsão é que o muro seja inaugurado e apresentado à comunidade escolar na segunda semana de outubro.
A iniciativa é resultado do projeto “Defensores do planeta”, que tem como objetivo propor o cuidado com a natureza e a importância de sua preservação por meio de uma escuta sensível da fala das crianças, além de brincadeiras, dobraduras, desenhos, pinturas, músicas, dança, histórias, dentre outras ferramentas pedagógicas.
Defensores do planeta
O projeto foi iniciado com uma roda de conversa sobre o tema florestas e preservação do meio ambiente, mostrando imagens de animais e florestas para as crianças, para que os pequenos conhecessem e também falassem sobre o tema.
Além disso, eles vêm sendo convidados no início de cada manhã, em suas turmas, para falar um pouco sobre o meio ambiente, mudanças climáticas e curiosidades sobre o planeta. Os professores também contam histórias geralmente voltadas para os temas, como: animais, florestas, preservação do meio ambiente, dentre outros.
O projeto também contou com atividades de coordenação motora e de movimento corporal, sempre ressaltando o cuidado e a importância de preservar o meio ambiente, alternando com momentos de desenhos, colagem e pintura, reproduzindo vários tipos de árvores, plantas e variadas espécies de animais.
Iniciativa
A professora de Educação Física do Cmei, Leticia Frasson, contou que a iniciativa veio da diretora da unidade de ensino, Fabíola Loureiro, junto aos dinamizadores de Arte e Educação Física.
“Nós, dinamizadores de Educação Física e Artes, abraçamos a ideia e entramos com o projeto trabalhando de forma integrada com a professora regente Cristiane e com a assistente Renata. Nosso projeto tem tudo a ver com a realidade que precisamos enfatizar no contexto em que vivemos. É preciso amar, cooperar, respeitar e cuidar de tudo que nos rodeia”, destacou.
“Poder vivenciar e acompanhar todo o processo de aprendizagem, seus questionamentos e o crescimento de nossas crianças como cidadãs responsáveis e antenadas com o que mundo precisa, torna nosso trabalho ainda mais prazeroso. O mais legal disso tudo é a realização de cada um ao ver o trabalho exposto e dizer ‘eu que fiz’, como dizem a todo momento quando alguém fala sobre o muro”, completou a professora.