Notícias
Curva da Jurema ganha nova faixa de areia e obras prosseguem em Camburi
Publicada em 19/05/2020, às 17h10 | Atualizada em 21/05/2020, às 12h13
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
As obras de ampliação da faixa de areia da Curva da Jurema já estão totalmente concluídas. A praia agora tem quase 40 metros de largura, levando mais conforto e bem-estar aos banhistas quando terminar o isolamento social por conta do coronavírus.
"Essa obra, que foi feita em tempo recorde, apenas uma semana na praia da Curva da Jurema, é fundamental e é uma obra muito pedida, porque a praia tinha praticamente se reduzido a uma estreita a faixa de areia. Os quiosques já estavam caindo, chuveiros de praia sofrendo também quedas, erosões, e com isso a praia ganhou quase 40 metros a mais. Isso é mais turismo, mais emprego, mais trabalho, mais lazer pra quando nós tivermos o fim da epidemia e tivermos que reiniciar as atividades econômicas com força na cidade. Isso vai ajudar muito as rendas das famílias e também ao melhor lazer e um futuro verão do ano que vem com muito mais conforto e beleza nas praias da Curva da Jurema e Camburi, que também está em obras em áreas que a erosão estava destruindo a praia", explicou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, disse que as obras aconteceram mais rápido do que o previsto, iniciando no dia 11 de maio e terminando no último sábado (16), numa extensão de 430 metros da praia.
Praia de Camburi
Também já estão em andamento as obras de ampliação da faixa de areia na praia de Camburi, desde a noite de sexta-feira (15). Os trabalhos são feitos 24 horas por dia, durante toda a semana, inclusive nos finais de semana. Com isso, a obra já está com 35% de conclusão.
Dragagem
Nos dois locais, estão sendo utilizados, aproximadamente, 290.000,00 m³ de sedimentos compatíveis (areia) com a praia nativa. Esse sedimento dragado é bombeado por meio de uma tubulação de recalque flutuante de até 2 mil metros.
A areia na praia será movimentada por equipamentos de terraplenagem, como tratores esteiras e escavadeiras hidráulicas.
"O engordamento das praias é feito por meio da dragagem e em conformação de um aterro hidráulico. Com essa obra, daremos maior espaço para os usuários e maior proteção aos quiosques e restauramos o ambiente praial. A recomposição da praia permitirá o plantio de restinga em toda a extensão da orla, para mitigar o processo erosivo no local e melhorar a qualidade ambiental da cidade", explicou Ademir.