Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Consulado Americano apresenta novas técnicas para aulas de Inglês nas escolas

Publicada em

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Palestra sobre Ensino de Inglês
Kyle Moore, representante do Consulado Americano, promoveu formação para professores de Inglês da rede municipal de ensino

Professores de Inglês da rede municipal de ensino de Vitória estiveram reunidos nesta quinta-feira (10) na formação "Fluency Workshop", promovida pelo Consulado Americano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

"A participação dos professores foi boa. Eles trouxeram muitas boas ideias, e vejo que eles estão entendendo minha mensagem, o que é muito gratificante. Eu trouxe 10 atividades de fluência para apresentar aos professores, e juntos estamos analisando o que torna as atividades boas para a prática da conversação", disse o representante do Consulado Americano, Kyle Moore.

O objetivo do encontro foi oferecer novas técnicas e recursos a serem aplicados em sala de aula, como forma de dinamizar o ensino de Língua Inglesa para, consequentemente, proporcionar aos estudantes aulas mais interativas e instigantes.

"Tenho dito aos professores o quanto é importante dar aos estudantes tempo para praticar a conversação em sala de aula. Isso porque aqui no Brasil os alunos não têm a oportunidade de praticar inglês fora da sala de aula. Então, nós temos que aproveitar todo o tempo dentro de sala de aula e praticar o máximo possível. E os tópicos sobre os quais estamos conversando aqui não são aleatórios, mas sim cientificamente comprovados", completou Kyle.

André Sobral
Palestra sobre Ensino de Inglês
Professor José Guilherme Tinoco Junior disse que é interessante absorver novas ideias para melhorar o aprendizado em sala de aula

"É interessante a gente receber pessoas de fora do Brasil para contribuir e trazer ideias novas. Aqui nós estamos absorvendo o que pode ser aplicado em sala de aula", disse o professor de Inglês da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Áureo Monjardim José Guilherme Tinoco Junior.

Rendimento e oportunidade

De acordo com o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman José Vieira Junior, a formação irá melhorar o rendimento dos alunos. "Vitória é uma cidade de turismo e de negócios. Portanto, aprender inglês, assim como outros idiomas, dá muito mais oportunidades à pessoa. Quanto mais estudantes incentivados por professores engajados nós tivermos, maiores as possibilidades de ganho pedagógico".

Análise das escolas de Vitória

Kyle Moore é o representante do Consulado Americano que vai passar 10 meses na capital capixaba com o objetivo de identificar, analisar e sugerir ações para potencializar as práticas pedagógicas dos professores de Inglês e qualificar o ensino da língua estrangeira em sala de aula.

Ele chegou em setembro, já analisou a diretriz curricular da Língua Inglesa da rede municipal e examinou o material didático utilizado em sala de aula. Além disso, visitou três unidades de ensino com o objetivo de acompanhar e observar as aulas de Inglês. Nas ocasiões, ele dialogou com estudantes e professores, buscando perceber as demandas formativas dos profissionais.

As visitas aconteceram nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Custódia Dias de Campos, em Bairro de Lourdes, Adilson da Silva Castro, em Ilha de Monte Belo, e Izaura Marques da Silva, em Andorinhas.