Notícias

Comenda Maurício de Oliveira homenageia 12 personalidades culturais em 2024

Publicada em 24/06/2024, às 13h15 | Atualizada em 24/06/2024, às 14h43

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Reunião Comissão Comenda Maurício de Oliveira
Reunião Comissão Comenda Maurício de Oliveira. (ampliar)
Jansen Lube
Reunião Comissão Comenda Maurício de Oliveira
Reunião Comissão Comenda Maurício de Oliveira. (ampliar)

Reconhecimento, respeito e valorização do setor cultural. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), marca o ano de 2024 com o retorno da concessão da comenda Maurício de Oliveira, que homenageia personalidades capixabas de destaque no cenário da cultura no município de Vitória, no Espírito Santo e até mesmo no Brasil.

A comenda, que não é concedida há três anos, homenageará 12 produtores culturais, escritores, músicos, pensadores e artistas. Os nomes dos agraciados foram definidos na tarde da última quarta-feira (19) no palácio Jerônimo Monteiro pela comissão formada especificamente para esse fim.

A comissão de análise foi composta, de acordo com o decreto municipal nº 14.817/2010, por seis membros, sendo três representantes do poder público municipal e três representantes da sociedade civil, com nomes divulgados no último dia 7 de junho no Diário Oficial do Município de Vitória.

"É muito honroso para a Secretaria de Cultura de Vitória poder recuperar a história desse importante prêmio. A comenda leva o nome de um artista da mais alta representatividade e relevância para o cenário artístico de Vitória, do Espírito Santo e até do Brasil. Boa parte do mundo reconhece esse nome, Maurício de Oliveira como sinônimo de qualidade, competência e dedicação à cultura", declarou o secretário municipal de cultura, Edu Henning.

Confira abaixo as personalidades que serão agraciadas com a comenda em 2024:

- Ângela Gomes.

- Cesar Resende Lemos (Cesar MC);

- Cristina Moreira;

- Elisa Lucinda;

- Ester Abreu;

- Helder Trefzger;

- Jamilda Bento;

- Juliano Enrico;

- Marcelo Guarani Werá Djekupé;

- Nerdin Montenegro;

- Roberto Menescal;

- Wagner Veiga;

A data da entrega da comenda será anunciada em breve pela Semc.

Maurício de Oliveira

A comenda Maurício de Oliveira foi instituída por meio de decreto municipal como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro que completaria 100 anos em 2025.

Maurício de Oliveira, nascido em Vitória, filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

Recebeu no decorrer de sua vida inúmeros prêmios entre os quais se destacam o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, na Polônia e o prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários músicos da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo.

Após seu falecimento, em 2009, a Faculdade de Música do Espírito Santo passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira".

Jansen Lube
Comenda Mauricio de Oliveira
Comenda Maurício de Oliveira. (ampliar)
Foto Divulgação
Logomarca comenda Maurício de Oliveira

Voltar ao topo da página