Imprensa
Com apoio da PMV, Jardim da Penha ganha mural feito por crianças
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


O bairro Jardim da Penha ganhou mais cor e arte nesta sexta-feira (10). Isso porque uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o coletivo Cores que Acolhem e o ICORES entregou a revitalização do primeiro mural da região, com 160 metros quadrados, no muro do Instituto Brasileiro do Café (IBC); com a realização de uma Rua de Lazer na Avenida Francisco Generoso da Fonseca, conhecida como a "Rua do Clube 106".
A ação, que é fruto do olhar das crianças por ocasião das comemorações dos 50 anos do bairro, contou com a participação de 150 estudantes de 8 a 12 anos de idade das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro Castro Mattos, Eber Louzada Zipinotti, Zenaide M. Cavalcanti; da escola do SESI e da escola Renascer.
O evento de entrega, que aconteceu na tarde de hoje (10), contou com apresentações culturais e o público pôde assistir ao teatro infantil com "Tio Diu", pocket show com Felipe Pelissari e banda, e a um número musical com Ranon Fernandes, aluno da Emef Álvaro Castro Mattos que participou do programa de TV The Voice Kids.
De acordo com o produtor cultural Stefan Marques, coordenador do coletivo Cores que Acolhem e integrante da diretoria do ICORES, a obra desenvolvida no muro do Instituto Brasileiro do Café (IBC) tem valor simbólico para o bairro.
"Foi muito gratificante para o coletivo ter a oportunidade de presentear Jardim da Penha com a revitalização do mural e a recuperação da calçada", comenta.
Ele lembra que este é o primeiro mural de Jardim da Penha, que nasceu através da criação das crianças e das mensagens que elas deixaram para o futuro do bairro por meio de seus desenhos.
Também integrante do coletivo e artista responsável pelo projeto, Renata Nunes destaca que as crianças envolvidas participaram de oficinas de pintura desenvolvidas pelos monitores do projeto.


"Esse é um projeto que nos enche de orgulho, pois une a cultura, a educação, o cuidado com espaços coletivos e ainda o estímulo à formação da consciência cidadã de nossos pequenos", observa Renata.
O prefeito Lorenzo Pazolini falou sobre a importância do projeto. "Essa é uma importante entrega para Jardim da Penha. Primeiro porque pertence a um projeto de revitalização da paisagem urbana local, segundo e mais importante, porque mais uma vez estamos valorizando a cultura local, a criatividade e despertando nas crianças o orgulho de pertencer à comunidade. É com as futuras gerações cada vez mais engajadas que iremos construir uma sociedade melhor e igualitária", disse o prefeito.
O projeto recebe patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória, Politintas e Sicoob, além de apoio do Instituto Federal de Educação (Ifes), por meio da Cidade da Inovação.
Revitalizando Nosso Jardim
O tema do projeto deste ano é "Revitalizando Nosso Jardim". "Destacamos a importância do cuidado com os espaços coletivos e a consciência de que a missão de cuidar de nosso bairro, no futuro, caberá às crianças. Por essa razão, a formação humanista através das artes e do acesso à cultura deve começar na infância", pondera Renata, que assina a pintura do mural. Os oficineiros são Jeferson Rocha e Rodolfo Tales.
Para as crianças e adolescentes, a experiência de contribuir para a melhoria do bairro por meio da pintura foi gratificante, conforme revela Matheus Davi Sinis, de 13 anos. "Foi irado pintar para Jardim da Penha. Toda vez que eu passo naquela rua e vejo meu desenho, me sinto muito feliz!", vibra Matheus.

