Notícias

Cmei em São Pedro realiza 20ª edição da Caminhada pela cultura da paz

Publicada em 06/09/2022, às 16h00 | Atualizada em 06/09/2022, às 16h08

Por Brunella França, com edição de Fernanda Sant'Anna

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Caminhada pela cultura da paz Cmei GAR
Luis Oliveira
Caminhada pela cultura da paz Cmei GAR

Paz! Esse é o desejo das crianças, das famílias e da equipe escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) "Gilda de Athayde Ramos", que fica em São Pedro. O pedido foi feito durante a 20ª edição da tradicional "Caminhada pela Cultura da Paz", realizada na manhã e na tarde desta terça-feira (06), com as 467 crianças matriculadas na unidade de ensino.

Ao longo das últimas semanas, os pequenos confeccionaram e decoraram os próprios aventais e viseiras que utilizaram durante a caminhada simbólica. Cada turma também foi responsável por produzir uma faixa, com mensagens de paz, afeto e esperança.

Ao chegarem com seus familiares para o início do dia letivo, as crianças se agruparam e fizeram um belo movimento pela cultura da paz, iniciando a caminhada no pátio, passando pelos corredores da escola e terminando em cada sala de aula. Sempre cantando a música "Mundinho de paz", de Lilian Cristina.

Luis Oliveira
Caminhada pela cultura da paz Cmei GAR
Luis Oliveira
Caminhada pela cultura da paz Cmei GAR

Envolvimento das famílias

As famílias fizeram questão de participar do movimento pela paz junto com as crianças e equipe escolar. Em casa, eles ajudaram os pequenos a produzir faixas, cartazes e diversas produções que estão expostas na unidade de ensino. E durante a caminhada, acompanharam as turmas e ajudaram a criar um ambiente afetivo e acolhedor.

Gislaine Souza, mãe de Ana Elisa, fez questão de acompanhar a filha e viveu um momento especial no Cmei. "Foi muito bacana. É um momento que acontece todo ano em que as famílias se reúnem com as crianças", disse.

Josinete Silva, mãe de Mariah, do grupo 4, parabenizou a escola por realizar mais uma caminhada pela paz. "Simplesmente maravilhoso. Muito gratificante presenciar esse momento, tenho dois filhos aqui, que vieram para a escola com um ano de idade e permanecem até hoje. O Cmei tem uma equipe de professores excelentes, parabenizo a todos pelo trabalho desenvolvido não só hoje, mas diariamente com nossos pequenos", pontuou.

Cultura da Paz

A ação pedagógica é realizada anualmente e tem por objetivo promover a paz, o respeito, o cuidado com os colegas e conscientizar os futuros cidadãos de seus direitos e deveres. Tudo isso com muita alegria, união e parceria entre escola, crianças e comunidade escolar.

Luis Oliveira
Caminhada pela cultura da paz Cmei GAR
Luis Oliveira
Caminhada pela cultura da paz Cmei GAR

Voltar ao topo da página