Notícias
Clube do jornal: estudantes criam jornal impresso e dão show de protagonismo
Publicada em 24/08/2023, às 15h55 | Atualizada em 24/08/2023, às 17h39
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Potencializar a leitura, a produção escrita e o protagonismo dos estudantes. Esses são os objetivos do projeto "Jornal Escolar: ferramenta de interação entre alunos/escola e comunidade", desenvolvido com um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'arc.
Os trabalhos são coordenados pelo professor de Língua Portuguesa Iranilso Araújo e pela bibliotecária Elane Couto Uliana, com a colaboração do jornalista Deyvison Longui Batista. Para começar os trabalhos, foi criado o "Clube do Jornal VSP", composto por um grupo de dezesseis estudantes do 6º ao 9º ano, que demonstraram interesse em participar do projeto e participaram de uma seleção prévia.
Sendo assim, o grupo de estudantes participa do projeto no contraturno, duas vezes por semana. Nesses encontros, são realizadas oficinas sobre a atuação jornalística, desde o contato com notícias, entrevistas e reportagens, até a produção de fotografias, charges e ilustrações. Também foram realizadas visitas técnicas em alguns veículos de comunicação situados em Vitória.
Após alguns encontros e muita dedicação e pesquisa, os estudantes criaram o jornal impresso batizado de "Notícia Ativa", sendo realizada, inclusive, uma solenidade simbólica de lançamento, em que os alunos apresentaram o jornal para a comunidade escolar.
A primeira edição do jornal impresso contou um pouco da história de sua criação, além de trazer notícias sobre atividades pedagógicas realizadas na unidade de ensino, matéria sobre a feira livre da comunidade, entrevistas com estudantes da Emef, dicas de leituras para os colegas e charges. Serão lançadas duas edições semestrais.
Participação
Para a turma do Clube do Jornal, a experiência tem sido muito rica e cheia de significados. "Foi uma experiência incrível poder socializar com outras pessoas. Quando soube que ia participar, fiquei muito feliz. É um imenso prazer participar do Clube do Jornal, adquiri muitos conhecimentos que não tinha antes. Aprendi coisas novas. Com certeza todos os momentos que tive no clube do jornal foram maravilhosos", contou a estudante Mirella Ramos, do 7º ano.
"Para mim é uma grande honra participar do projeto, porque eu sempre tive interesse em saber mais sobre o trabalho jornalístico. Tenho aprendido muito dentro do clube", pontuou Iago Reis Martins, do 6º ano.
"É muito prazeroso fazer parte desse projeto que oportuniza aos alunos adquirirem novos conhecimentos. Além disso, estamos levando novas histórias, experiências e informações importantes para os leitores do Notícia Ativa", afirmou Damilly Silva, do 8º ano.
Aprendizagem efetiva
Por sua vez, os profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto destacam o protagonismo e a potencialização da aprendizagem, sobretudo na leitura e escrita.
"O Clube do Jornal VSP é um projeto que visa potencializar a leitura, a produção escrita e o protagonismo dos estudantes através da produção de um jornal impresso, acessível a toda a comunidade escolar. Ele foi pensando com o objetivo de oportunizar a participação dos alunos em atividades que pudessem trabalhar com gêneros textuais, mais especificamente os da esfera jornalística, por meio de jornais impressos e de outras mídias, visando a aproximação dos estudantes a conteúdos contextualizados e de vivência e a promoção de debates e reflexões sobre as questões sociais, letramento e cidadania", explicou a bibliotecária Elane Couto Uliana.
Segundo Deyvison Longui, jornalista que participou do desenvolvimento do projeto, ele foi pensando com o objetivo de oportunizar a participação dos estudantes em atividades que pudessem trabalhar com gêneros textuais, mais especificamente os da esfera jornalística, por meio de jornais impressos e de outras mídias, visando a aproximação dos estudantes a conteúdos contextualizados e de vivência e a promoção de debates e reflexões sobre as questões sociais, letramento e cidadania.
"Estou muito feliz em poder realizar este projeto de intervenção-ação com estes estudantes, que desenvolveram suas competências de literacia midiática e se envolveram ativamente em cada fase do projeto, participando e realizando as atividades propostas nas oficinas. O grupo ainda, por meio do jornal, conseguiu realizar uma aproximação da escola e da escola com a comunidade", ressaltou o mestrando em Ciências de Comunicação/Informação e Jornalismo, da Universidade do Minho, em Portugal.
"Trabalhar diversos gêneros jornalísticos, indo além dos textos tradicionais e comumente usados nas aulas da disciplina, é interessante para os alunos, visto que, ao emergirem nesse novo universo, criam formas de escrita e de se comunicar, numa constante transformação. Além de estimulá-los na leitura e na produção textual, que estão entre os objetivos do projeto de intervenção, pretende-se também mostrar aos alunos o que está acontecendo ao seu redor e ensiná-los a expressar suas experiências, as histórias dos personagens de seus bairros e as narrativas que estão ajudando a construir", reforçou Iranilso Araújo, professor de Língua Portuguesa.
"O jornal tem um material muito rico, que mostrou um conjunto de recursos, como a comunicação, a formação e a interação. Foi muito gratificante a entrega do jornal do VSP realizada pelos alunos, em que se consolida em um marco para toda comunidade escolar", relatou Ingrid Almeida, professora de Geografia.