Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Cidade do Samba: Vitória lança edital para maior investimento da história do samba capixaba

Publicada em | Atualizada em

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba.
Leonardo Silveira
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba.

A noite desta terça-feira (1º) foi marcada por mais um passo importante para o fortalecimento do samba capixaba, foi lançado do edital para a construção da Cidade do Samba. Ainda que não fosse carnaval, o clima foi de festa no auditório da Prefeitura de Vitória, que reuniu presidentes de escolas, ritmistas, representantes do carnaval e membros da família real do samba.

Com 16 mil m² de área, a Cidade do Samba será construída na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, entre o Tancredão e o Sambão do Povo, próximo ao ponto de concentração das agremiações no período de desfiles. O espaço vai valorizar ainda mais o carnaval capixaba e atender à demanda logística dos desfiles das escolas de samba da capital.

A estrutura contará com dois galpões, totalizando sete barracões, que serão destinados à confecção de adereços, alegorias e à montagem dos carros alegóricos.

Além dos barracões, a Cidade do Samba terá uma praça de eventos, espaço administrativo, pet park, parque kids, estacionamento e uma orla urbanizada, o que garante  funcionalidade, conforto e integração com a cidade.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente no lançamento do edital e enfatizou que o projeto foi feito para atender as necessidades das escolas e dos sambistas. "Hoje iniciamos a concretização de um sonho que começou em meio à pandemia, em um momento difícil para todos. A Cidade do Samba representa muito mais do que um espaço físico, é dignidade, inclusão e reconhecimento a quem constrói o carnaval capixaba. Será um equipamento público sustentável, com investimento garantido, pensado para acolher desde os trabalhadores até as famílias, com estrutura para todos, até para os pets. Estamos falando do maior investimento da história do samba no Espírito Santo, um marco para nossa cultura e uma vitrine para o Brasil", disse Pazolini. 

Também estiveram presentes no lançamento representantes do poder legislativo municipal e estadual, entre eles a vereadora Ana Paula Rocha, os vereadores Camilo Neves e Jocelino Júnior, o presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, e o deputado estadual José Esmeraldo.

Vitória de frente para o mar

Integrado ao projeto Vitória Voltada para o Mar, a Cidade do Samba permitirá o acesso por embarcações, ampliando as possibilidades de visitação. O espaço também será estruturado para receber eventos de menor porte, contribuindo para a geração de novas fontes de renda.

"O município de Vitória pretende muito mais do que oferecer uma condição melhor de trabalho para as escolas de samba e para quem trabalha para preparar uma festa tão importante para cidade, seja no aspecto econômico ou no aspecto turístico. Temos como objetivo também estabelecer um marco fundamental para a cidade que é um dos primeiros Carnavais do Brasil todos os anos. E ainda trazemos a possibilidade de ser um espaço onde será possível realizar outros eventos que possam marcar o samba como também uma cultura fundamental para o município, que traz desenvolvimento econômico e um aspecto de valorização para a região", disse Luciano Forrechi, secretário de Governo e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória. 

"Esse investimento será feito com recursos próprios da Prefeitura. Estamos falando de um projeto planejado com responsabilidade, que reforça o compromisso com a cultura e com a valorização do carnaval. A Cidade do Samba vai transformar Vitória em uma referência nacional", ressaltou Gustavo Perin, Secretário de Obras de Vitória.

As estruturas físicas vão evidenciar os espaços das agremiações, destacando todo simbolismo carregado pelo Carnaval e reforçar ainda mais o caráter e a vocação da área para a cultura carnavalesca. O espaço irá fortalecer as bases desta cultura e consolidar a área como um local voltado para o Carnaval. Isso trará vitalidade e atividades constantes ao longo no Centro de Vitória.

Um sonho que se tornou realidade

Para que o espetáculo no Sambão do Povo aconteça, é preciso a união de muitos, um grupo que dá cor, forma e sentido aos enredos. Nos barracões, essas pessoas se reúnem dia e noite, com paixão pela escola e trabalho. Foi pensando nesses profissionais que representantes da   Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial(Liesge) começaram a sonhar com uma Cidade do Samba em Vitória. 

"A Cidade do Samba, que muitos veem como um luxo, na verdade é uma necessidade urgente. O apoio da prefeitura tem sido fundamental, e hoje me sinto parte dessa conquista. Essa estrutura vai trazer dignidade, economia e organização para as escolas, evitando transtornos como o que vivemos nos últimos carnavais, quando muitas agremiações precisaram atravessar a ponte com alegorias e integrantes. Acredite, o nosso carnaval vai melhorar vinte vezes mais. Estamos dando um passo histórico que valoriza os artistas, soldadores, costureiras, carnavalescos e todos os profissionais que fazem essa festa acontecer", pontuou Edson Neto, presidente LIESGE.

E se o assunto é Carnaval, o que não pode faltar são os sambas-enredo na boca do povo e muito samba no pé. Foi assim que as escolas de samba de Vitória encerraram a noite de lançamento.

Estrutura da Cidade do Samba: 
  • - 7 barracões (Galpão A - 4 barracões, Galpão B - 3 barracões)
  • - Praça de eventos(3.300m²)
  • - Quiosque Bar/lanchonete(212m²) 
  • - Sede administrativa(274m²)
  • - Pet Park(251 m²) - Parque Kids(285 m²) 
  • - Estacionamento(9 vagas)
  • - Orla urbanizada (arquibancada alagável, deck/atracadouro) 

Agora, as empresas interessadas enviarão suas propostas para que a equipe técnica e especializada da Prefeitura de Vitória possa analisá-las e, assim, escolher a responsável por tornar realidade o sonho dos amantes do carnaval capixaba. 

Leonardo Silveira
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba.
Leonardo Silveira
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba
Lançamento do Edital para construção da Cidade do Samba.