Vai começar a temporada 2023 do Projeto Cidadania Fundamental. A partir desta sexta-feira (28), até novembro, a Casa do Cidadão vai receber 3 mil estudantes de 46 escolas da rede municipal de ensino para um dia inteiro de atividades e vivências nos campos da cidadania, direitos humanos e mundo do trabalho.
A cada semana, o espaço vai receber uma média de 90 estudantes do 9º ano e do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também terão momentos de descontração e vão receber café da manhã, almoço e lanches.
"Nossos adolescentes e jovens são envolvidos em atividades que resgatam valores para o desenvolvimento de uma sociedade sem violência e inclusiva. Ao longo do dia, eles são estimulados a dialogar e a refletir sobre direitos humanos e o papel de cada um", diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
"Nosso objetivo é criar um espaço para que os estudantes dialoguem sobre os direitos humanos, reconhecendo-se e aos outros como sujeitos de direitos, um processo fundamental para coexistir na diferença, com base no respeito. Desta forma, o Projeto é essencial para evitarmos a proliferação dos discursos de ódio, do sofrimento, das inferiorizações, que ultrajam os direitos humanos", diz a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia.
Foto Divulgação
Cidadania Fundamental
O Cidadania Fundamental é executado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e pela Secretaria de Educação (Seme). Também são desenvolvidas atividades em parceria com outras secretarias, como Saúde e Assistência Social.
Ao longo do dia, das 8h às 16h, e os estudantes dialogam sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, prevenção à gravidez na adolescência e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmisíveis); relações étnico-raciais; consumo consciente e sustentável; direito do consumidor; e orientações ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Além disso, são emitidos a segunda via da Certidão de Nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF), a Carteira de Identidade (Registro Geral) e a Carteira de Trabalho digital para os participantes. O transporte dos estudantes é feito pelas escolas e os participantes recebem mochilas, squeezes e camisetas.
Resultados do Projeto
Criado em 2010, o Cidadania Fundamental já alcançou 15.800 estudantes em 13 edições (devido à pandemia de Covid-19, o projeto não foi realizado em 2020). Além das vivências formativas e lúdicas, o projeto possibilitou a emissão gratuita de documentos, como
3.513 Carteiras de Identidade
4.332 Carteiras de Trabalho (no início, eram físicas. Atualmente, são digitais)