Notícias
Ciclovia sobre a Ponte de Camburi representa mais mobilidade para ciclistas
Publicada em 07/12/2014, às 15h43 | Atualizada em 07/12/2014, às 15h49
Por Janete Carvalho, com edição de Kennya Gava


Vitória deu mais um passo em mobilidade urbana com a inauguração, neste domingo (7), da ciclovia que liga a praia de Camburi à praça dos Namorados, na Praia do Canto, um trecho de 650 metros. Essa interligação facilitará o uso da bicicleta como meio de transporte ou de lazer, permitindo que o ciclista transite cerca de 10 km do Hortomercado, situado na Enseada do Suá, até o bairro de Jardim Camburi usando somente ciclovias.
A obra integra o plano de ampliação e interligação da malha cicloviária da capital. Com essa entrega, Vitória completa cerca de 30 km de ciclovias e 17 km de ciclofaixas.
Outra via está em construção no Centro Histórico de Vitória: uma ciclofaixa que percorre toda a extensão da calçada alta do Porto de Vitória, com aproximadamente 800 metros de faixa exclusiva (2,5 metros de largura) para os ciclistas.
Estrutura
A Prefeitura investiu R$ 1,8 milhão para implantar uma estrutura de aço na ponte, que possibilitou o alargamento da calçada e a criação da ciclovia. Além disso, a ponte ganhou novos guarda-corpos e iluminação.
O trajeto tem uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro com 80 centímetros - que funciona como barreira entre a ciclovia e as faixas de tráfego de veículos, garantindo a segurança dos ciclistas. Toda a sinalização horizontal no perímetro da obra foi refeita.
Durante a noite, a luminosidade na região entre a ponte de Camburi e a praça dos Namorados será maior, pois 19 postes de concreto com lâmpadas de vapor de sódio foram trocados por postes de aço com lâmpadas brancas de vapor metálico. Essa nova iluminação dará mais nitidez para ciclistas e motoristas que trafegarem pela área. Ao todo são 49 postes com luminárias novas e com alturas de 4m, 6m e 9m, nas calçadas e no canteiro central.
Para ampliar a largura do calçadão no acesso à ponte de Camburi foi construído um muro de contenção e ainda foi feito um guarda-corpo externo.