A Prefeitura de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc), lançou, nesta terça-feira (6), o Ciclo Formativo Cultural. O programa consiste em um processo de formação continuada, em formato de oficinas, que explora os mecanismos de fomento, financiamento e incentivo à cultura (com foco especial no Fundo Municipal de Cultura (FunCultura) e no Projeto Cultural Rubem Braga).
A iniciativa prepara o empreendedor cultural para as etapas de elaboração, submissão, captação de recursos, gestão, execução, divulgação e prestação de contas de projetos artístico-culturais.
"O Ciclo tem como objetivo contribuir com a aprendizagem teórica, técnica e prática na modelagem e gestão de projetos a serem submetidos ou já aprovados pelos mecanismos municipais de Vitória. A proposta nasce da necessidade de fortalecer a formação de agentes e empreendedores locais, capacitando-os para atuar com maior eficiência junto aos editais da capital", declarou a gerente do Projeto Cultural Rubem Braga, Wanya Mayhé.
Além da servidora Wanya, que também é especialista em gestão cultural, os encontros contarão com a orientação da assessora técnica e especialista em acessibilidade cultural, Lilian Menenguci.
A Semc reforça que a iniciativa atende ao cumprimento da Lei nº 8.718/2018 (Plano Municipal de Cultura de Vitória) e integra as ações do projeto de Formação Artístico-Cultural, previsto no Plano Plurianual.
Estrutura e Conteúdo
Os encontros serão presenciais, divididos em seis oficinas temáticas:
- Inscrição de projetos artístico-culturais na Semc;
- Acessibilidade em projetos artístico-culturais;
- Gestão e prestação de contas de projetos artístico-culturais na Semc;
- Criação e escrita de projetos artístico-culturais;
- Produção executiva de projetos artístico-culturais;
- Plano de comunicação e divulgação de projetos artístico-culturais.
As oficinas são voltadas para agentes culturais e empreendedores artístico-culturais (artistas, técnicos, produtores e demais profissionais da economia criativa) a partir de 18 anos.
Com periodicidade anual e início em janeiro de 2026, as atividades ocorrerão, inicialmente, nas regiões do Centro e de São Pedro.
Vagas
Dando início ao Ciclo Formativo Cultural, a Semc oferecerá, nos próximos dias 09 e 16 duas oficinas:
- Inscrição de Projetos Artístico-Culturais no Projeto Cultural Rubem Braga;
- Acessibilidade em Projetos Artístico-Culturais.
As formações ocorrerão na FAFI e no CEU de São Pedro das 9h às 12h e das 19h às 21h. Em ambos os locais serão aplicados os mesmos conteúdos.
O dia 9 será destinado à introdução aos temas, enquanto o dia 16 focará no aprofundamento. Por isso, as inscrições para o segundo dia, 16, serão voltadas, preferencialmente, aos agentes que participaram do primeiro encontro.
As vagas são limitadas à capacidade dos espaços. As inscrições já podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/PWAeE4SW1ecpw8JW7.