Notícias

Centro Pop: Emoção e esperança afloraram no encontro com as famílias

Publicada em 29/09/2022, às 17h50 | Atualizada em 30/09/2022, às 12h36

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Encontro com as famílias no Centro Pop
Encontro com as famílias no Centro Pop. (ampliar)
Foto Divulgação
Encontro com as famílias no Centro Pop
Encontro com as famílias no Centro Pop. (ampliar)

Emoção, alívio e esperança. Esses foram os sentimentos expressos em palavras, sorrisos e abraços entre os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e seus familiares, no Encontro de Famílias promovido pelo equipamento na manhã desta quinta-feira (29).  

Um deles era Bruno Vidigal Ferreira, de 23 anos, que recebeu a visita da mãe Edna Vidigal Ferreira, de 54 anos. Mãe de outros cinco filhos, Edna contou que o filho saiu de casa há cinco anos, em virtude de conflitos familiares e, desde então, ela vivia a angústia de não saber em que condições o filho vivia.

"Sentia meu coração doer. Sempre saí atrás dele. Passava na porta e perguntava se ele estava aqui. Agora, vendo ele (sic) aqui dentro, me sinto mais tranquila em saber que ele esta num lugar sendo bem tratado", disse a mãe.

A certeza da dona Edna vem amparada pela afirmação do filho Bruno. "Para mim, isso aqui é maravilhoso. Hoje, já consigo sonhar e ter uma meta melhor de vida", disse ele.

Ao ser perguntado qual seria sua meta, Bruno foi direto: "Sonho em comprar uma casa para minha mãe. Quero trabalhar. Quando pequeno queria ser bombeiro militar, hoje, quero estudar e arrumar um emprego para ajudar ela".  

Foto Divulgação
Encontro com as famílias no Centro Pop - Edna Vidigal Ferreira e Bruno Vidigal Ferreira
Edna Vidigal Ferreira e Bruno Vidigal Ferreira (ampliar)
Foto Divulgação
Encontro com as famílias no Centro Pop - Ana Cristina Souza Umbelino e Dayana Mary Souza Umbelino
Ana Cristina Souza Umbelino e Dayana Mary Souza Umbelino (ampliar)

Outra família que esbanjou felicidade foi a de Dayana Mary Souza Umbelino, de 32 anos, também usuária do Centro Pop. Ela contou que não via a mãe há aproximadamente de dez anos. "Reencontrá-la e saber que ela está recuperada me deixou ainda mais emocionada. Só não estou mais feliz, porque estou cansada. Saí de casa às cinco da manhã para não perder esse encontro", brincou a mãe dona Ana Cristina Souza Umbelino.

Ana Cristina contou que achava que a filha havia morrido. "Ver ela (sic) aqui hoje é como se fosse um milagre. Dá um alívio no coração", falou emocionada.

Para aumentar a felicidade da mãe, Dayna disse que está estudando e que, em 2023,  estará estudando no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). "Estou frequentando a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aqui do Centro Pop. Estou decidia em concluir e ir para o Ifes. Estou no caminho que toda mãe quer ver seus filhos", comentou.

Para o coordenador do Centro Pop, Mauro Motta, a partir do momento em que a família vai até  local, entra e conhece o serviço ofertado a seus familiares, tem início a construção o processo de restabelecimento do vínculo familiar e de saída do usuário dessa situação de rua.

O psicólogo que acompanhou o grupo, Wesley Gilvam, fez questão de reforçar a importância do apoio familiar para a superação desse processo. "Ter empatia é fundamental. A família precisa entender o processo desde o trabalho que é feito pelas equipes que atuam no Centro Pop quanto da vida do usuário a situação para somar para superação dessa situação", defende o psicólogo.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, reforçou que trabalhar com a com família é muito importante para que as pessoas superem a condição de rua. "Nossos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) realizaram uma pesquisa com a população em situação de rua, que aponta como principal motivo de estarem nesta condição são os conflitos familiares. Eventos como os que o Centro Pop realizou hoje, buscando a aproximação com as famílias, são um passo muito importante no restabelecimento de vínculos que foram rompidos no passado e que podem sim ser retomados e mudar a realidade de muitas famílias", afirmou.

Foto Divulgação
Encontro com as famílias no Centro Pop
Encontro com as famílias no Centro Pop. (ampliar)
Foto Divulgação
Encontro com as famílias no Centro Pop
Encontro com as famílias no Centro Pop. (ampliar)

Voltar ao topo da página