Notícias
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso terá sede própria
Publicada em 28/04/2023, às 17h40 | Atualizada em 28/04/2023, às 17h40
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Giovana Rebuli
Passados 28 anos desde a criação do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), na Ilha de Santa Maria, a Prefeitura de Vitória lança o edital para a construção da sede própria do espaço . A empresa vencedora do edital terá 540 dias para elaborar os projetos e construir a sede própria com investimento máximo de R$ 7.804.997,70.
O Crai é um serviço especializado em geriatria e gerontologia, destinado exclusivamente a pessoas com idade acima de 60 anos, com comprometimento da capacidade funcional, que são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde de Vitória.
Para cumprir essa missão, o centro dispõe de equipe multiprofissional composta por geriatras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionista e fonoaudiólogo.
"Essa é uma grande conquista para os idosos e também para toda a cidade de Vitória. Afinal, vamos contar com um equipamento novo, moderno e acessível que trará ainda mais dignidade para que a melhor idade capixaba possa usufruir do direito ao envelhecimento mais ativo, que contempla o desenvolvimento cognitivo, social, físico e a aprendizagem. Enxergamos nesse investimento um reflexo do empenho da nossa gestão em garantir que a pessoa idosa desfrute do envelhecimento de forma segura e amparada", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Para a subsecretária de Atenção à Saúde Fabrícia Forza esse momento é de muita alegria e entusiasmo. "Esta obra é muito importante para nós porque poderemos atender de forma mais adequada essa população, considerando tanto aspectos de conforto e beleza, quanto técnicos e metodológicos. Há quase 28 anos, esse serviço é ofertado em espaços adaptados, mas a partir de agora ele poderá ser oferecido em um local idealizado desde o início para ele", afirmou.
O secretário de obras Gustavo Perin detalhou o projeto destacando a sustentabilidade e acessibilidade que o CRAI terá. "O prédio terá reuso de água, dispositivo elétrico com células fotovoltáticas, para converter a energia da luz do sol diretamente em energia elétrica. E como é um espaço voltado para a melhor idade, a mobilidade dessas pessoas foi considerada desde a sua localização, num ponto central do município, até o acesso às salas e serviços", explicou Perin.
Atendimento
O Crai funciona no 3° andar do prédio do Centro Municipal de Especialidades de Vitória, no bairro Mário Cypreste. O atual espaço físico é insuficiente resultando no aumento gradual da fila de espera para acesso ao serviço. Na época de sua implantação, em 1995, Vitória contava com 20.908 idosos. Hoje, essa população é de 43.117 pessoas.
Com o novo prédio, a Prefeitura de Vitória vai proporcionar mais acessibilidade e mobilidade, melhoria das condições de trabalho dos servidores e a ampliação de salas para atendimentos.
A diretora do CRAI, Priscilla Yumi, ressaltou que a equipe que atua no serviço participou do planejamento de todo o projeto e por isso, todos comemoram essa conquista. "Cada sala maior ou menor, cada rampa ou elevador foi pensando com toda a equipe e há um motivo pra isso. Nossa equipe está muito empenhada, além de ser muito qualificada. Além disso, nossa sociedade está mudando e precisamos pensar adiante. A população idosa está crescendo em Vitória e precisamos estar preparados para atender esse público, integrando cada vez mais as políticas públicas", declarou.
O projeto de arquitetura contempla a construção do centro em dois pavimentos e a utilização compartilhada do estacionamento e guarita com a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria. A acessibilidade interna do prédio está garantida por meio de dois elevadores, além de duas escadas de acesso, para atendimento às normas do Corpo de Bombeiros.
O empreendimento tem o potencial de gerar 59 empregos diretos e 89 empregos indiretos. A Prefeitura de Vitória recomenda a contratação de mão de obra local.