Notícias
Centro de Convivência proporciona integração entre crianças e famílias
Publicada em 17/05/2023, às 18h40
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Para proporcionar um tempo de interação entre as famílias e as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cajun Jaburu, a equipe do espaço promoveu, nesta terça-feira (16), o Encontro com as Famílias. Na programação, brincadeiras e confecção de biscoitos para falar de afeto, paciência, escuta qualificada, respeito, parentalidade e vínculos.
Para a dona de casa Daiana de Oliveira Felix, mãe de Kauã Victor (10), o Encontro com as Famílias representou muito mais do que isso, significou reviver seu tempo de participante do Cajun e fortalecimento das amizades construídas à época.
Daiana contou que frequentou o espaço, quando tinha 15 anos, onde teve aprendizados que levou para a vida adulta. "Eu aprendi a convivência, o respeito. Quero que meu filho aprenda também coisas boas como eu aprendi. Por isso, sempre vou participar com ele dessas atividades", disse ela.
Enquanto enrolavam e produziam os biscoitos, a dona de casa Geanny dos Santos Reginaldo, mãe de Paulo (10), Miguel (9), Eloah (5) e Helena (1ano), disse que acompanhar as atividades dos filhos é muito importante. E, o menino Paulo, demonstrou muita alegria com a presença da mãe no Cajun. "Estou muito feliz com a vinda da minha mãe", afirmou ele.
Convite
A dona de casa Marlene Barbosa Pereira, mãe de Gabriel (10), contou que já ficou feliz só em receber do filho o convite para participar do Encontro com as Famílias. Se sentindo totalmente acolhida no espaço, Marlene disse que se sentiu feliz no evento apesar de ter sido a primeira vez em que participava de uma atividade no Cajun.
"Não sabia fazer biscoito e aprendi. Aprendi uma coisa diferente", declarou sorridente. Gabriel passou a participar do Cajun há pouco mais de três meses.
A gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cristina Silva destacou a importância desses encontros familiares para o fortalecimento da relação entre responsáveis e as crianças bem como para a promoção da convivência e melhoria dos vínculos entre as diferentes famílias do território.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a segurança de convívio é diretriz de qualquer serviço da Assistência Social e, este encontro entre as crianças e suas famílias, por meio de atividades propostas pela equipe, impactam profundamente no desenvolvimento das crianças e na posterior vida adulta.
A programação do Cajun faz parte das atividades desenvolvidas em todos os serviços de convivência da Secretaria de Assistência Social para marcar o Dia Internacional da Família - a data comemorativa celebrada anualmente no dia 15 de maio ressalta a importância da família na sociedade.