Notícias
Casa do Cidadão passa a emitir a Carteira de Trabalho Digital
Publicada em 15/04/2021, às 13h49
Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi
A Casa do Cidadão está emitindo a Carteira de Trabalho Digital para os moradores da capital que estão com dificuldade ou não conseguiram fazer o documento pelo portal do Governo Federal ou pelo aplicativo.
Para obter o documento, basta ir ao local, na avenida Maruípe, 2.544, Itararé, levando apenas o CPF, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Não é preciso agendamento prévio. O procedimento leva alguns minutos e o morador recebe na hora o número do documento virtual, que é o mesmo do CPF.
Trabalhador do setor de gráfica da capital, Flávio Rodrigues Pazito, de 47 anos, aproveitou a facilidade e foi fazer seu novo documento virtual. "Minha carteira antiga não tem mais espaços disponíveis e precisei atualizar para o formato digital. Estava com problemas para fazer isso sozinho, então vim aqui. Agora, vou poder acompanhar melhor os lançamentos feitos pela empresa", contou.
"Com mais essa iniciativa, aumentamos o leque de serviços que são ofertados na Casa do Cidadão e damos mais oportunidades para os munícipes", destacou a secretária municipal da Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira.
O local também conta com emissão de Carteira de Identidade, encaminhamento ao emprego pelo Sine e atendimento do Procon Vitória.
Como emitir a Carteira de Trabalho pela internet
Caso o morador opte por fazer o documento pela internet, será preciso baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, usando o celular ou o tablet (versão para Android e iOS). Pelo computador (versão web), será necessário criar uma conta autenticada no site www.gov.br/trabalho e seguir o passo a passo apresentado.
Carteira de Trabalho
A tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no formato físico deixou de ser emitida pelo Governo Federal. Agora, as anotações de contratação e dispensa de empregados são registradas de forma digital, podendo ser consultada pelo aplicativo ou internet. Quando o trabalhador for contratado por alguma empresa, basta informar o CPF ao empregador e ele conseguirá fazer o registro em carteira.