Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Casa da Juventude: encontro discute atividades e ações para este ano

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Casa da Juventude
Lideranças comunitárias e jovens participaram de encontro para definir ações na Casa da Juventude

Lideranças comunitárias e representantes de coletivos juvenis da Grande São Pedro participaram nesta terça-feira (3) da primeira reunião para discutir as atividades que serão desenvolvidas na Casa da Juventude, em Redenção, ao longo deste ano.

Entre as propostas apresentadas pelo Instituto Tamo Junto - responsável por operacionalizar a execução das atividades no espaço , estão oficinas de teatro, grafite, cinema, danças, inglês/espanhol, informática, penteado afro, entre outras. Também foram sugeridas visitas monitoradas a parques municipais e museus da cidade, além de atividades esportivas como skate, slackline e futebol.

O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destacou a importância da iniciativa para os jovens da região. "A intenção é atender, de forma qualitativa, as demandas da juventude local, estimulando a participação social como forma de superar os desafios do seu cotidiano e enxergar um mundo de oportunidades", disse.

Divulgação Semcid
Casa da Juventude
Secretário Marcelo Nolasco destacou que o objetivo é estimular a participação social

Nolasco ressaltou ainda que novas ações previstas para a Casa da Juventude contribuirão para o fortalecimento das políticas de juventude. "Em Vitória, a política de juventude é tratada de forma transversal, com ações para esse público em todas as secretarias. Atualmente, o município conta com 28 coletivos juvenis, que oferecem atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de lazer", revelou.

Extensão

De acordo com a chefe de equipe da Gerência de Mobilização Social e Institucional da Semcid, Aline Passos, a expectativa é que a Casa da Juventude se torne um projeto que ultrapasse as barreiras físicas. "Além das ações que serão realizadas no local, queremos que a Casa da Juventude circule pelos diversos pontos da região, levando atividades para todos os bairros", disse.

Casa da Juventude

Pautadas na realização de oficinas, debates, seminários e encontros de coletivos juvenis, as atividades promovidas na Casa da Juventude possibilitam aos jovens desenvolver habilidades pessoais e, assim, buscar novos horizontes e novas oportunidades.

No ano passado, o espaço recebeu equipamentos de informática e audiovisual para a realização de oficinas. São computadores, notebooks, televisores, máquinas fotográficas, DVD, entre outros equipamentos que permitirão a dinamização das ações desenvolvidas no local.

Além disso, um convênio assinado em dezembro de 2014 com o Instituto Tamo Junto contribuirá para o fortalecimento e ampliação dos canais de aproximação dos jovens da região.