Notícias

Carnaval: Mocidade da Praia leva manguezal e resiliência para a passarela

Publicada em 03/02/2024, às 00h50 | Atualizada em 03/02/2024, às 00h54

Por Eduarda Miranda (eosmjesuseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcos Salles
Mocidade da Praia
Mocidade da Praia homenageia o manguezal e relembra sua importância para a população (ampliar)
Marcos Salles
Mocidade da Praia
Mesmo com as dificuldades com a alegoria, a escola deu continuidade ao desfile sem perder o ânimo (ampliar)

A Mocidade da Praia foi a segunda integrante do Grupo Especial a se apresentar no Sambão, na noite desta sexta (2). Seu enredo, "Mangue: a origem da vida", encantou os foliões presentes. 

O carnavalesco da escola, Alex Santiago, comentou sobre a proposta da escola: "Vamos falar sobre a história das culturas indígena e africana que nortearam todas as lendas e superstições sobre a origem do manguezal. Também vamos abordar a questão do mangue associado a Vitória, que é o maior mangue urbano da América Latina".

Marcos Salles
Mocidade da Praia
Marcos Salles
Mocidade da Praia

Com 1.100 componentes, distribuídos em 19 alas, três alegorias e um tripé, a escola retratou o manguezal como berço da biodiversidade e um dos alicerces para diversas sociedades, exaltando seu valor cultural, histórico e ambiental.

O enredo reflexivo convidou o público a defender esse patrimônio, que é vital para o planeta e para a identidade brasileira. Mesmo com os percalços e as dificuldades com algumas alegorias, o público se mobilizou em apoio à escola. 

A escola se apresentou após um longo período de chuva intensa, o que comprometeu suas alegorias, segundo a diretora da ala das baianas, Rosangela Costa.

"A água pode derrubar tudo, mas precisamos prosseguir, mesmo com tropeços. Não podemos desistir, porque trabalhamos o ano inteiro para conseguir colocar o desfile em prática. Cair um pedaço da alegoria foi um incidente, mas vamos continuar sorridentes pois tudo vale a pena. Nada é perfeito na vida, e incidentes acontecem. Mesmo que nosso guerreiro tenha caído, tenho certeza que não vai influenciar tanto na qualidade do desfile porque demos nosso recado e continuamos firmes e fortes". 

Marcos Salles
Mocidade da Praia
Marcos Salles
Mocidade da Praia

Voltar ao topo da página