Imprensa
Carnaval 2026: Vitória qualifica ambulantes e fortalece o comércio
Publicada em
Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Giovana Rebuli Santos e Gislaine de Assis Santos
Vitória capacitou, nesta quarta-feira (28), mais de 200 ambulantes e proprietários de food trucks que irão atuar durante o Carnaval 2026, em mais uma etapa do programa Qualifica Verão 2026. Esta é a terceira edição da formação, que tem por objetivo oferecer serviços de qualidade, reforçando boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, além de promover a conscientização ambiental.
O curso é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), de Meio Ambiente (Semmam) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O Qualifica Verão 2026 abordou temas como boas práticas sanitárias na comercialização de alimentos e bebidas, normas de emissão sonora, gestão de resíduos e a proibição do uso de garrafas de vidro, além de orientações sobre penalidades em caso de descumprimento das normas.
A capacitação também incluiu técnicas de atendimento ao público, com foco no atendimento a turistas, no bom relacionamento com os clientes e na qualidade do serviço durante o Carnaval, período de grande circulação de pessoas.
Reconhecimento do comércio eventual
"Esse curso reforça o compromisso da Prefeitura de Vitória com a organização do Carnaval e, principalmente, com a valorização de quem trabalha nele. Tivemos uma procura que superou as expectativas, o que mostra que a cidade tem criado condições reais de trabalho e reconhecido o comércio eventual como uma importante fonte de geração de renda, muitas vezes complementar", ressaltou a vice-prefeita da Capital e secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade, Cris Samorini.
A vice-prefeita também destacou a parceria com o Senac e das outras secretarias municipais. "As parcerias possibilitam preparar os ambulantes e food trucks não só para empreender, mas para oferecer um atendimento qualificado, com segurança alimentar, respeito às normas, cuidado com o meio ambiente e bom relacionamento com o público. Isso fortalece a confiança de quem vende e de quem consome e contribui para um Carnaval estruturado, organizado e seguro para todos", disse.
Fortalecimento da economia local
Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, a iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento da economia local e do turismo. "Esta capacitação é mais um passo importante na qualificação do nosso turismo e da economia local. O Qualifica Verão 2026 impacta não apenas a vida dos ambulantes, mas também a saúde, a proteção social, a sustentabilidade e toda a dinâmica da cidade durante as festividades carnavalescas", destacou.
Confiança do consumidor
A gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Viviani Barreto, as boas práticas na manipulação de alimentos não devem ser vistas apenas como uma exigência legal, mas como um investimento direto na qualidade do serviço e no sucesso do empreendimento.
"Quando o empreendedor adota práticas adequadas de higiene, controle de tempo e temperatura e organização do processo de trabalho, ele reduz significativamente os riscos à saúde, evita prejuízos e aumenta a confiança do consumidor. Em grandes eventos, como é o carnaval, onde há grande circulação de pessoas, maior número de refeições produzidas e maior risco sanitário, o cumprimento das normas torna-se ainda mais essencial para garantir alimentos seguros", ressalta.
Ela ainda complementa: "Além de proteger quem consome, as boas práticas fortalecem o trabalho do empreendedor, contribuem para a organização do serviço, reduzem perdas e retrabalho e aumentam a credibilidade do negócio junto ao público", afirma.
Essa foi a terceira turma do Qualifica Verão, que tem como objetivo garantir um atendimento de excelência aos moradores e turistas de Vitória. O treinamento também faz parte das ações para regulamentar e organizar o comércio eventual nos eventos carnavalescos da cidade. As festividades incluem os Desfiles das Escolas de Samba, o Carnaval do Centro de Vitória e os Blocos de Rua.



