Posto de Comando da Guarda de Vitória no Sambão do Povo.
André Sobral
Posto de Comando da Guarda de Vitória no Sambão do Povo.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória (Semsu) montou um planejamento estratégico para que os foliões possam aproveitar ao máximo e em segurança os blocos do Carnaval oficial. Só nas regiões do Centro de Vitória e Sambão do Povo, são 163 câmeras urbanas e patrimoniais espalhadas.
"Um dos grandes aliados desse planejamento é o uso da tecnologia. O monitoramento por câmeras possibilita que a segurança pública tenha uma visão ampliada das movimentações suspeitas, oferecendo um ângulo complementar às equipes da rua. Assim que um operador identifica qualquer atitude suspeita, os guardas municipais de Vitória são acionados e direcionados imediatamente ao local. Essa estratégia permite reforçar a vigilância e dificultar a atuação de criminosos", explica Amarílio Boni, Secretário de Segurança Urbana.
As câmeras são operadas pela equipe da Central de Operações e Monitoramento (Ciom) da Guarda de Vitória. Ao todo, são 1156 equipamentos distribuídos por toda a cidade.
Posto de Comando
Um Posto de Comando Integrado foi montado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Palácio da Fonte Grande, no Centro, para abrigar parte desses equipamentos e operadores, além de centralizar as tomadas de decisões e servir de base de apoio para as equipes atuantes e foliões. A Polícia Militar também alinhou a distribuição de efetivo para que não haja sobreposição.
As equipes estarão distribuídas em diversos pontos de toda a região para reforçar a vigilância durante os eventos festivos. Vale lembrar que, em 2026, a Guarda de Vitória conta com o reforço de 102 novos guardas municipais, ampliando ainda mais a capacidade de atuação durante o período carnavalesco, tanto nas ações de segurança quanto no ordenamento do trânsito.
Leonardo Silveira
Estrutura da Guarda de Viutória para os Desfiles das Escolas de Samba. (ampliar)
André Sobral
Posto de Comando da Guarda de Vitória no Sambão do Povo.