Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval 2026: Circuito da Folia anuncia novas atrações e reforça programação até o Sambão do Povo

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Carnaval Bloco Puta Bloco
Circuito da Folia na Avenida Beira-Mar. (ampliar)

A Avenida Beira-Mar será tomada por muita música e animação no Carnaval de rua de Vitória. De sábado (14) a terça-feira (17), sempre a partir das 19 horas, o Circuito da Folia chega à sua terceira edição com uma programação ampliada, protagonismo feminino nos trios elétricos e grandes nomes da música no Sambão do Povo, consolidando a capital como um dos principais destinos da folia no Espírito Santo e no Brasil.

Durante os quatro dias, um trio elétrico irá conduzir os foliões em cortejo festivo até o Sambão do Povo, onde a programação continua noite adentro.

Em 2026, a avenida ganha um brilho especial: todos os trios elétricos do Circuito serão comandados por vozes femininas, celebrando a força e o protagonismo das mulheres na música e no Carnaval capixaba.

Sábado (14/02)

Quem abre o cortejo é a cantora e compositora capixaba Lilian Lomeu. Graduada em Licenciatura em Música pela Fames, Lilian iniciou a carreira ainda criança, profissionalizando-se aos 12 anos. Aos 16, mudou-se para Salvador, onde atuou como backing vocal de bandas de projeção nacional e participou de programas de televisão.

Ao longo da carreira construiu uma trajetória marcada por parcerias com nomes como Arlindo Cruz, Neguinho da Beija-Flor e Pepeu Gomes. Foi homenageada pela escola de samba Boa Vista e reverenciada por Claudia Leitte no retorno do Vital. Em carreira autoral, lançou singles como "Na Beira do Mar" e "Acelera Aê", além de gravar o DVD "Meu Carnaval", reafirmando sua identidade no axé e no pagode baiano.

Domingo (15/02)

O comando do trio será da baiana Andréa Nery, dona de voz potente e presença magnética. Natural de Santo Antônio de Jesus, construiu carreira entre a Bahia e o Espírito Santo, onde vive há duas décadas e se consolidou como uma das principais puxadoras de trio da região Sudeste.

Andréa já dividiu palco com Ivete Sangalo, Tatau (Araketu) e Gilberto Gil (com quem cantou "Que Bloco É Esse" no Pelourinho, além de participar do DVD de Loalwa Braz, ex-líder do grupo Kaoma). Ela também gravou o álbum Negona de Ferro e acumula apresentações históricas, como no Vital para mais de 60 mil pessoas e no Réveillon do Morro de São Paulo por 11 anos consecutivos.

Segunda e terça com novas atrações

A programação ganha reforço na segunda-feira (16), com a cantora Dalzy Sales no trio do Circuito da Folia. Dalzieli Sales Rosa, artisticamente conhecida como Dalzy Sales, é dona de uma voz potente e tem se destacado na noite capixaba. Nascida em Aracruz, e criada em Nova Almeida, na Serra, iniciou a trajetória musical cantando em igrejas antes de expandir para outros estilos.

Atualmente, se apresenta em todo o Espírito Santo com banda própria, levando ao público um show vibrante e eclético, que transita entre MPB, axé, sertanejo, forró e outros ritmos. A artista já realizou abertura de shows para grandes nomes da música brasileira, como Sandra Sá, Diogo Nogueira, Ferrugem e Tierry.

Encerrando o Circuito na terça-feira, quem comanda o trio é Viviane Miranda. Nascida em São Paulo e radicada no Espírito Santo, a cantora é formada em Canto Popular e bacharel em Música Popular pela Fames, sendo pós-graduanda em Musicoterapia e Educação Especial.

Viviane ganhou projeção nacional em 2004, ao participar do programa Raul Gil, onde permaneceu por oito meses e chegou à final entre as quatro melhores cantoras do ano. Com mais de 15 anos de carreira, acumula apresentações em carnavais e verões por todo o Estado, além de shows no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já se apresentou no Vital e participou de importantes eventos corporativos e culturais, consolidando-se como uma das vozes femininas de destaque no cenário capixaba.

A festa continua no Sambão

E como já virou tradição, em Vitória, "a festa só acaba quando termina". Após cada dia de Circuito da Folia, o público será recebido no Sambão do Povo para dar sequência à maratona carnavalesca com shows e desfiles.

No sábado (14), a energia segue com os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, levando para a avenida o brilho das fantasias, a cadência das baterias e a emoção das comunidades.

Já no domingo (15), a partir das 20h30, a programação musical ganha reforço de dois nomes de peso do axé: Marcus Rauta e André Lelis.

Cantor e compositor capixaba, Marcus Rauta é reconhecido como um dos principais representantes do axé no Espírito Santo, levando aos palcos um repertório que mistura clássicos do gênero, pagodão baiano e influências nordestinas.

Fechando a noite, o baiano André Lelis traz a experiência de mais de duas décadas na folia. Com carreira marcada por passagens em blocos tradicionais de Salvador, como o "Me Ama", e sucessos como "Amor de Fé", o artista é presença constante em micaretas e grandes carnavais pelo país.

Na segunda-feira (16), no Sambão do Povo, a programação musical reúne o cantor Frazão e o fenômeno do pagode Tiee.

Frazão é cantor e compositor com forte atuação no samba e no pagode, conhecido pelo carisma no palco e repertório que mistura composições autorais e releituras de clássicos do gênero, consolidando-se como um dos nomes em ascensão no cenário musical.

Com mais de 20 anos de carreira, Tiee já ultrapassou a marca de 1 bilhão de plays nas plataformas digitais e reúne cerca de 2,5 milhões de ouvintes mensais. É autor de sucessos como "O Som do Tambor" e "Casa Azul", gravados por artistas como Arlindo Cruz, Péricles, Jorge Aragão, Thiaguinho, Belo e Pixote.

Em 2024, teve o projeto "Subúrbio (Ao Vivo)" indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.

Em 2025, iniciou sua primeira turnê internacional, passando por Dublin, Porto e Lisboa, além de seguir com o projeto "Subúrbio no Engenhão", que já soma milhões de reproduções.

Encerrando a programação no Sambão, na terça-feira (17), sobem ao palco Alan Venturin e Leandro Sapucahy.

Músico, cantor e compositor, Alan Venturin iniciou a carreira como baterista de pop rock nacional e, a partir de 2001, assumiu os vocais, passando por diversas bandas e palcos dentro e fora do Estado.

Em 2011, foi para Salvador (BA), onde ampliou experiências musicais e participou de projetos em estúdio.

Em carreira solo desde 2012, já dividiu palco com Durval Lelys, Bell Marques, Jota Quest, Thiaguinho, Léo Santana, Saulo, Dennis DJ e Pedro Sampaio, entre outros. Seu estilo é eclético, passeando pelo pop rock, sertanejo e axé.

Sapucahy encerra a programação

Leandro Sapucahy, cantor, compositor e produtor musical, reconhecido como um dos grandes nomes do samba e do pagode no Brasil, encerra a programação na terça-feira.

Compositor de sucessos gravados por artistas como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Maria Rita, construiu carreira sólida também como intérprete. À frente de projetos que valorizam o samba tradicional e contemporâneo, Sapucahy é conhecido pela forte presença de palco e pelo compromisso com a valorização da cultura do samba.

Confira a programação:

Sábado (14)
* Circuito da Folia (19h): Lilian Lomeu.
* Sambão do Povo: Desfiles das Escolas de Samba - Série Ouro.

Domingo (15)
* Circuito da Folia (19h): Andréa Nery.
* Sambão do Povo (a partir das 20h30): Marcus Rauta e André Lelis.

Segunda-feira (16)
* Circuito da Folia (19h): Dalzy Sales.
* Sambão do Povo: Frazão e Tiee.

Terça-feira (17)
* Circuito da Folia (19h): Viviane Miranda.
* Sambão do Povo: Alan Venturin e Leandro Sapucahy.