Para celebrar seus 10 anos de existência e relevante contribuição para a saúde da população da capital, o Centro de Atenção Psicossocial São Pedro realizou, nesta terça-feira (27), o Seminário "10 anos do Caps III São Pedro - Uma história de desafios e potências no cuidado em liberdade".
O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Vitória e contou com a presença da secretária de Saúde da capital, Magda Lamborghini, do diretor do Caps III São Pedro, Pedro Duque, servidores, estudantes, usuários, familiares, profissionais de saúde, entre outros.
A profª. da Ufes Drª. Maria Elizabeth Barros de Barros participou do evento e falou sobre a função estratégica do Caps III na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os desafios da desinstitucionalização na Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Magda Lamborghini destacou a importância do Caps dentro da Rede de Atenção Psicossocial e falou sobre a implantação da Unidade de Acolhimento Adulto em Vitória."O Caps é o coração de funcionamento dessa rede chamada RAPS. Em breve, teremos a Unidade de Acolhimento Adulto Transitório, um passo importante para garantir a proteção social de pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar por uso prejudicial de álcool e outras drogas. Com essa unidade, Vitória se torna pioneira no estado, oferecendo acolhimento provisório e estrutura para pessoas que precisam de apoio para efetividade do tratamento em saúde para dependência química."
A secretária lembrou a importância do novo espaço de acolhimento para quem deseja tratamento para a dependência química. "Essa iniciativa é especialmente importante para aqueles que desejam tratamento para o uso de álcool e drogas, oferecendo proteção de necessidades básicas e um ambiente seguro para sua recuperação enquanto realizam o tratamento no serviço especializado Caps Álcool e Outras Drogas do município", falou.
O diretor do Caps III São Pedro, Pedro Duque, refletiu sobre a trajetória do serviço. "Esse é um momento de muita alegria por celebrar 10 anos de existência do único Caps 24h para o público adulto com transtorno mental grave do Espírito Santo. Nos mostra a importância deste serviço para a população e reforça as possibilidades de realizar o cuidado em saúde mental em liberdade, no território, junto à família, sobretudo nas situações de crise com nossos leitos de acolhimento integral", declarou o diretor do Caps III São Pedro, Pedro Duque.