Imprensa
Capital do esporte: São José recebe a 39ª Academia da Pessoa Idosa
Publicada em | Atualizada em
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Ninguém tem desculpa para ficar parado na capital. Com a entrega da Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI) de São José, na noite desta quinta-feira (10), já são 39 equipamentos voltados para a terceira idade montados em Vitória. Contando com as seis Academias Populares (musculação) e os demais projetos esportivos oferecidos pela Prefeitura, já são mais de 15 mil pessoas praticando atividades físicas na ilha.
As APPI´s são voltadas para os idosos e funcionam ao ar livre. Os aparelhos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos os equipamentos - caminhada, simulação de remada, alongador e outros - contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.
"Para fazer uma obra como esta, tivemos que trabalhar para o recurso aparecer e dar conta do recado. Depois do fim do Fundap e com a crise nacional, estamos com 30% a menos de receita no orçamento. Estamos batalhando muito para espalhar academias, segurança, educação e muito mais pela cidade. Estamos trabalhando com recursos próprios e vivendo uma gestão compartilhada", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Itamar, que é morador do bairro, comemorou a entrega: "A comunidade estava esperando esta academia, e esse momento chegou. Hoje, o esporte tomou conta de toda a cidade. Este equipamento fará uma grande diferença em nosso bairro, com uma boa localização, perto do local de caminhada das pessoas, ao lado do Departamento de Polícia Militar. Vitória está bem mais alegre, com aulas de zumba e aeróbica".


Zika
O prefeito aproveitou a entrega do equipamento para alertar os moradores sobre os cuidados com a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, chikungunya e Zika vírus. "Nós estamos rodando a cidade e combatendo o vírus. Não vamos deixar essa epidemia estourar em Vitória. Começamos a usar um drone que vai sobrevoar os telhados para identificar focos do mosquito e avisarmos aos agentes de saúde. O segredo é eliminar as larvas do mosquito".
Aeróbica Noturna em São Pedro
Se em São José os moradores comemoraram a entrega da APPI, a comunidade de São Pedro que participa das aulas de aeróbica noturna, às terças e quintas, às 19 horas, na orla do bairro, não fez diferente. O prefeito e o secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente, visitaram o local e entregaram novos colchonetes, tudo para garantir conforto e atendimento de qualidade para os alunos do projeto. "Já emagreci e queimei muitas alegrias. É tudo de bom", disse Mara José de Araújo, que é uma das alunas do projeto.
Musculação
Seis bairros da capital contam com Academias Populares: Itararé, São Pedro, Santo Antônio, Horto de Maruípe, Ilha de Santa Maria e Tabuazeiro. Os espaços oferecem aulas gratuitas de musculação, orientadas por profissionais.
Matéria relacionada
Jesus de Nazareth ganha Academia Popular da Pessoa Idosa

