Notícias

Capital capixaba tem melhor Índice Firjan de Desenvolvimento da Grande Vitória

Publicada em 06/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 08/05/2025, às 15h38

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Enseada do Suá - Região atrás da Praça do Papa

A capital capixaba tem o melhor IFDM da Grande Vitória. Isso é o que diz o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), edição de 2025, que acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros com base nas três áreas fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda. 

Criado em 2008, o índice possui periodicidade anual e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais. Sua metodologia permite tanto analisar a fotografia anual dos municípios quanto a evolução ao longo dos anos. 

Nessa edição do IFDM, foram analisados o desenvolvimento socioeconômico dos 78 municípios do estado do Espírito Santo. A distribuição das cidades capixabas entre as faixas de desenvolvimento do IFDM revela um quadro mais favoráveis que o observado a nível nacional: 87,2% apresentaram um desenvolvimento moderado ou alto, frente a 52,7% no Brasil. 

No entanto, apenas 3,8% dos municípios atingiram a classificação de alto desenvolvimento. A maioria dos municípios do estado do Espírito Santo apresentou desenvolvimento moderado (83,3%), enquanto 12,8% dos municípios apresentaram desenvolvimento baixo e nenhum município registrou desenvolvimento crítico.


Voltar ao topo da página