Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Café com Afeto garante fortalecimento das relações familiares e anima debates

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio.
Foto Divulgação
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio.

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Valcenir Patrício dos Santos, que atende às famílias do território Santo Antônio, usou o poder e aroma catalisador de relações sociais exercidos pelo café para reunir famílias dos adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Projovem num grande encontro: o "Café com Afeto".

O encontro teve como objetivo abordar as relações de afetividade em família, as relações entre os membros nos domicílios; a importância de ter atitudes de afeto com o adolescente; a prática de dizer "eu te amo"; e a importância dessa troca nesse fortalecimento de vínculos familiares.

A educadora social Verônica Carvalho explicou que a proposta do Café com Afeto foi o de estreitar o vínculo de confiança, também, entre família e equipe do SCFV para adolescentes (Projovem). "Conhecendo melhor as dificuldades dos pais/responsáveis podemos dar um melhor direcionamento no momento de planejar as ações dentro dos nossos eixos. O café com afeto veio para mostrar importância do vínculo através do afeto", complementou Verônica.

Ouvindo os depoimentos de alguns adolescentes e representantes familiares, é possível perceber que o objetivo foi atingido. Um deles dado pela dona de casa Gilda, mãe do adolescente Ayron. Ela contou que o momento foi importante para perceber o carinho recebido pelos adolescentes naquele espaço. "Tenho que agradecer o trabalho da equipe", falou Gilda.

Na avaliação da adolescente Ellen, de 16 anos, que frequenta o SCFV há pouco mais de um ano, a ideia foi bem legal. Para a coordenadora do Cras, Viviane Lucchi , o café com as famílias possibilitou compartilhar com os responsáveis as ações realizadas no SCFV e Cras e junto com os adolescentes promover uma reflexão sobre os impactos desse trabalho pelo olhar das famílias.

Bate-papo

O convite para participar de um café também foi o artifício usado pela equipe do Cras Continental para reunir a comunidade atendida naquele espaço para um bate-papo sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Segundo a assistente social do SCFV para adolescentes do Cras, Katiucia Santana, o momento foi importante para falar sobre a Conferência Municipal de Assistência Social que está marcada para os dias 12 e 13 de julho, na Igreja Batista da Praia do Canto.

"A conferência é um dos espaços democráticos responsáveis por reunir diferentes atores sociais, tais como gestores, entidades, usuárias/os e trabalhadores para discussão da Política Pública de Assistência Social, tendo em vista o seu caráter deliberativo, avaliativo e propositivo", explicou ela.

Katiucia fez questão de destacar a importância da Conferência, que é o espaço central para apontamentos das fragilidades e as reais necessidades da população no campo da Assistência Social. "É um lugar de conquista, de defesa e de fortalecimento daquilo que é necessário assegurar. Ou seja, reconhecer o Suas que temos para lutar pelo Suas que queremos", ressaltou ela.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, reforçou a importância da promoção de ações integrativas para a garantia do fortalecimento de vínculos  com as famílias e entre as famílias. "Isso demonstra que os trabalhadores do Suas efetivamente desempenham ações também de construção de afeto das equipes com as famílias, para debater temas importantes: importância das políticas de proteção social e das relações sociais para o acesso a direitos e para a conquista da autonomia e da cidadania", reforçou.

Foto Divulgação
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio.
Foto Divulgação
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio
Café com Afeto no Cras de Santo Antônio.