Notícias
Biblioteca celebra Dia Internacional do Livro infantil na próxima segunda (3)
Publicada em 29/03/2023, às 13h10 | Atualizada em 29/03/2023, às 14h22
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril. Para celebrar a data, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim preparou uma atividade especial: o "Encontro com o Escritor". A ação do projeto "Viagem pela Literatura" acontece na próxima segunda-feira (3), a partir das 14h30.
A data foi instituída pela International Board on Books for Young People (IBBY) em 1967, como maneira de homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que foi o primeiro a adaptar fábulas existentes para a linguagem infantil, criando uma obra específica para leitura pelas e com as crianças.
Entre as suas obras, Hans é autor das versões mais famosas de clássicos como "O Patinho Feio", "A pequena Sereia" e a "A Polegarzinha".
Quem comanda a festa da literatura infantil, na sede da Biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico de Vitória, é a professora e escritora Lilian Menenguci que irá falar sobre a sua trajetória literária, responder perguntas e por fim narrará histórias de sua própria autoria.
"Costumo dizer que quando uma família engravida, o cuidado com o enxoval é uma das primeiras coisas pensadas para a criança que está a caminho. Um conjunto de objetos e itens essenciais se desenha: babador, fralda, meias, óleo para massagem, mordedor, pentes ou escovas, sabonete neutro, toucas, entre outras coisas. Raramente, um livro de literatura infantil entra nesse pacote. O nosso papel, no mês do livro infantil e em todos os dias dos anos - em casa, na escola, na biblioteca e em diferentes espaços e tempos - é mediar o encontro do leitor com o livro. Assim, colaboraremos para a formação e o crescimento de um país de leitores", afirma a escritora.
Entre as histórias que serão contadas estão "Os medos de Lili", "A criança mágica" e "O portal de histórias", um formato especial, trabalhado por Lilian, onde os presentes participam da construção da narrativa.
Na ocasião estarão expostas obras tanto de Hans Christian Andersen como da autora convidada.
Sobre a escritora
Lilian Menenguci é professora e escritora. Natural de Vitória, Espírito Santo, de acordo com ela, escreve mesmo antes de ter aprendido a ler e a escrever.
"Minhas primeiras histórias foram escritas com as tintas da imaginação: nas paredes de casa, nas nuvens de algodão, na areia da praia e no quintal dos meus avós", revela Lilian.
Dessa trajetória inventiva, que captura cenas do cotidiano e memórias afetivas, nasceram os seus livros infantis "Os medos de Lili", "Casa de papel", "A criança mágica" e "O mistério da bolinha de gude". Além deles, também escreveu "Palarvas de Borboletras" e "Grão", ambos de poesia.
Na área da Educação publicou "Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum" e organizou "Memórias de Alfabetização: narrativas sobre aprender a ler e a escrever".
A obra "Um pouco mais da metade" marca a sua estreia na dramaturgia. Atriz, já atuou em mais de uma dezena de espetáculos de teatro e também no filme "Agrados para Cloê".
Lilian, que integra a Rede Nacional de Leitura Inclusiva, é Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Especialista em Acessibilidade Cultural, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e segue pesquisando sobre a razão sensível e a criatividade.
Serviço Encontro com o Escritor especial "Dia Internacional do Livro Infantil" com Lilian Menenguci Quando: segunda-feira (3) às 14h30 Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Entrada Franca e classificação indicativa livre.