Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Baile da Convivência reuniu mais de mil idosos na Fábrica de Ideias

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Baile da Terceira Idade
Fábrica de Ideias sediou o Baile da Convivência na última sexta-feira
André Sobral
Baile da Terceira Idade
Com o tema "Ressaca do Carnaval", idosos usaram fantasias e adereços

O Baile da Convivência para a Pessoa Idosa, que aconteceu na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, na última sexta-feira (19), foi um sucesso. Com o tema "Ressaca do Carnaval", o público pôde se divertir com fantasias e adereços, dançar, rever os amigos e relembrar sucessos antigos do forró que embalaram suas vidas.

Quem animou a festa e não deixou ninguém parado foi a banda de varenão gaúcho "Som do Rio Grande". Os aposentados Francisco Aguilar, 74, e Ilza de Oliveira, 84, dançam juntos há mais de 10 anos e aproveitam o baile para rever os amigos. "Sempre gostamos de dançar, e aqui revemos muitos amigos", disse Francisco. "Agora dançamos por lazer e recomendação médica", comemora Ilza.

A coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Jizelly Gomes, afirmou que o baile já entrou no calendário do município e é sempre muito esperado pelos idosos. "O evento acontece mensalmente e, a cada edição, aumenta mais o número de participantes. Nesta edição, mais de mil idosos da capital e da Grande Vitória prestigiaram o evento", disse.

As amigas Olívia Maria do Rosário, 79, Maria da Penha Silva, 88, e Ilda Rangel, 69, que frequentam o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), participaram de todas as edições do Baile da Convivência. O amor de Olívia pela dança é tão grande que ela revelou já ter participado do baile mesmo doente.

"Não perco o baile por nada! Gosto de vir com minhas amigas e dançar do início ao fim. Já vim doente e, desta vez, vim para o baile mesmo sem poder dançar. É que eu estou fazendo abstinência da dança neste período da Quaresma. Quando eu puder dançar novamente, ninguém me segura", disse.

Além da dança, o baile oferece o cantinho de jogos, em que os idosos podem aproveitar o intervalo para jogar dama, dominó e baralho. A dona de casa Telma Gonçalves, 61, revelou que aproveitou a oportunidade para rever os amigos e jogar “Três Sete”. “É muito gostoso passar a tarde toda aqui. O clima é muito animado e nos divertimos bastante”, revelou.

André Sobral
Baile da Terceira Idade
Amigas Olívia, Maria da Penha e Ilda curtiram o Baile da Convivência
André Sobral
Baile da Terceira Idade
Ilza e Francisco dançam juntos há mais de 10 anos