Autoridades visitam obras da nova passarela da Ponte da Passagem às 16h
Publicada em | Atualizada em
Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Thereza Marinho
Samira Gasparini
O projeto da passarela seguirá o mesmo conceito da nova ponte, marco arquitetônico da capital, inaugurado em agosto deste ano
O prefeito João Coser, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, visitam as obras da nova passarela da Ponte da Passagem nesta quarta-feira, às 16 horas.
Acompanham a visita o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Eduardo Manato, e os secretários municipais de Desenvolvimento da Cidade e de Obras, Kleber Frizzera e Paulo Maurício, respectivamente.
O objetivo da visita é acompanhar de perto o início das obras da passarela, que será destinada a pedestres e ciclistas. A construção da passarela está sendo feita em parceria pela Prefeitura e pelo Governo do Estado.
"A passarela é uma obra importante para dar mais dignidade a pedestres e ciclistas. Além, disso faz parte de uma intervenção estruturante que é a nova Ponte da Passagem e consolida nossa política de construção de ciclovias nas vias de Vitória", ressaltou o prefeito João Coser.
Ligação
A exemplo da ponte, a passarela fará a ligação entre a ilha de Vitória e o continente. Para tanto, será construída uma estrutura independente, localizada ao lado da antiga Ponte da Passagem. O projeto da passarela seguirá o mesmo conceito da nova ponte, marco arquitetônico da Capital, inaugurado em agosto deste ano.
Na próxima segunda-feira (16), o DER-ES deverá iniciar a fase de travação de 56 estacas. Assim como a nova Ponte da Passagem, para construir a passarela serão erguidos apoios provisórios, a fim de dar sustentação à estrutura metálica, até que os estais sejam tracionados.
Foto Divulgação
A Passarela da Passagem terá 126 metros de extensão, seis metros de largura, altura máxima de oito metros acima do espelho d'água
Durante a construção da passarela, a ponte antiga continuará a servir não só como via de acesso a pedestres e ciclistas, mas também como apoio para os trabalhadores da obra. A antiga estrutura só será demolida quando a Passarela da Passagem estiver pronta, o que está previsto para julho de 2010.
Gabarito
A Passarela da Passagem terá 126 metros de extensão, seis metros de largura, altura máxima de oito metros acima do espelho d'água (possibilitando a navegação pelo Canal da Passagem, fato que nunca foi possível desde a construção da primeira estrutura, ainda em madeira, em 1801) e vão de 70 metros.
Como em qualquer obra moderna em via pública, oferecerá acesso a portadores de necessidades especiais, como cadeirantes.
A nova passarela terá dois pilones (duas torres), com 20 metros de altura cada e com 12 estais (cabos). As obras serão iniciadas partindo do lado Norte (da Universidade Federal do Espírito Santo) em direção à Avenida Nossa Senhora da Penha.