Notícias
Aniversário de 91 anos da Emef Alberto de Almeida tem festa emocionante
Publicada em 01/12/2023, às 17h30 | Atualizada em 01/12/2023, às 17h38
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A comunidade escolar do bairro Santo Antônio está em festa! A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida, completou, nesta sexta-feira (1º), seus 91 anos de existência. A comemoração realizada nesta manhã foi em grande estilo: com direito a parabéns coletivo e bolo, lanche especial, apresentações culturais e artísticas dos estudantes e muito mais.
O ponto de encontro para a grande comemoração foi a quadra da unidade de ensino, que além de ter sido adornada pela equipe escolar com uma temática alusiva ao aniversário da escola, contou com a vibrante presença de todos os 337 alunos do turno matutino, das turmas do 1º ao 9º ano. Além disso, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Educação, Juliana Rohsner, e o vereador Duda Brasil, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores de Vitória, fizeram questão de se juntar à comemoração.
"Eu sou diretor dessa unidade de ensino há dois anos, mas faço parte dessa equipe escolar há doze anos e afirmo que essa é uma escola que preza pela qualidade da educação, pela disciplina, pela garantia do direito de aprender de todos, todos os nossos alunos! Nossa equipe escolar se esforça continuamente para atender aos estudantes com excelência, apoia a comunidade escolar, e preza pela qualidade e responsabilidade. Nosso compromisso tem deixado marcas significativas em várias gerações de estudantes! Agradeço a todos os presentes por se juntarem a nós nesse dia tão especial", disse o diretor Melquisedeque Silveira, abrindo os trabalhos do dia.
A festa contou com uma apresentação entusiasmada da Banda da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, que durou mais de trinta minutos e deu a tônica da festa. Em um momento emocionante para todos os alunos e profissionais da escola, a coordenadora Quezia Guilhermina apresentou para a plateia um belo resgate histórico de momentos marcantes que aconteceram ao longo dos 91 anos de história da Emef.
O prefeito Lorenzo Pazolini agradeceu a toda a equipe escolar pela dedicação diária que garante o atendimento educacional de qualidade na unidade de ensino, e destacou que a Emef é uma referência no município. "Quero começar a minha fala agradecendo a todos os professores, professoras, pedagogos, profissionais da limpeza, porteiro, merendeiras, que cuidam da nossa escola com muito carinho todos os dias. Parabenizo também o diretor Melquisedeque por conduzir essa equipe com muito carinho e dedicação, sempre olhando para a comunidade. Parabéns à Emef Alberto de Almeida. São 91 anos de história, transformando vidas e principalmente sendo referência na educação pública da nossa cidade", celebrou o prefeito.
O gestor destacou ainda os investimentos que têm sido realizados nas 103 unidades de ensino da capital, visando sempre qualificar a educação pública do município, para garantir o protagonismo estudantil e o sucesso dos estudantes em sua trajetória escolar. "Nós temos caminhado pela cidade levando muito avanço, levando cuidado, carinho e zelo para todas as regiões, e priorizando a educação pública de qualidade. Recentemente nossa cidade foi eleita a capital com a melhor educação pública do Brasil, e isso é um orgulho para todos nós. Nós queremos reforçar esse compromisso de continuar trazendo avanços e melhorias para as escolas, trazendo a educação de qualidade para todos. Queremos que vocês possam seguir em carreiras profissionais de sucesso, que possam ter uma vida estudantil de qualidade, e principalmente, dar muito orgulho e alegria para as suas famílias", finalizou o gestor.
Outro momento marcante foi o lançamento do livro "Sonetos", que reúne belas poesias feitas em sala de aula pelas turmas do 9ºA e 9ºB. Exercendo o protagonismo e tornando o momento ainda mais especial, os próprios estudantes foram à frente da plateia e leram alguns dos poemas presentes no livro.
"Que alegria estar aqui com vocês hoje nessa comemoração. Quero parabenizar a cada educador que está aqui hoje, e também os que passaram por aqui e que deixaram histórias que marcaram a vida de várias gerações. Acreditamos nessa escola que faz transformação na vida das pessoas, que pavimenta o caminho para que vocês possam estar onde vocês quiserem. Temos tido resultados expressivos na educação, com estudantes aprovados no Ifes em todas as regiões! Agradeço ao prefeito Lorenzo Pazolini que tem viabilizado os investimentos na educação. Essa escola por exemplo, recebeu climatização e intervenções importantes, como pintura, tecnologia, trazendo mais conforto e segurança para todos vocês, mas nada faz sentido sem um trabalho pedagógico potente e efetivo, sem a parceria entre os professores e a comunidade, que consolida a educação pública de qualidade. Por isso parabenizo também o diretor Melquisedeque, que tem atuado qualificando o espaço escolar, e pelos estudantes que ajudam a conservar e deixam a escola sempre bonita. Então deixo aqui meu sentimento de gratidão por tudo que tem sido construído aqui, e os parabéns pelos 91 anos dessa bela história, que continua sendo construída todos os dias", disse a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
Em seguida, os estudantes protagonizaram mais um momento emocionante e que fortaleceu o clima de afeto e união presentes na quadra da unidade de ensino: uma apresentação brilhante do coral das turmas do 1º ao 3º ano, e também do 9º ano, trouxe a música de uma forma que tocou o coração de todos os presentes, cantando abraçados e parabenizando a escola.
O estudante Yuri Matheus, do 9º ano e aprovado no curso de Eletrotécnica no Ifes de Vitória, falou sobre a escola com muito carinho. "Eu cheguei aqui no ano passado, vim do Pará, no norte do país, e posso afirmar que a minha experiência aqui tem sido incrível! É uma escola que te acolhe, que te apoia de uma forma muito especial, você encontra nos professores um suporte diferenciado de uma forma que eu nunca tinha visto. É muito bom poder ser aluno da Emef Alberto de Almeida!", relatou Yuri.
Por fim, sob o comando do professor de Educação Física Alex, um grupo de meninas de diversas turmas da escola deram um verdadeiro show com uma apresentação de ginástica rítmica com direito à performance no tatame, realizando acrobacias, dança e claro, muita música.
"É muito satisfatório saber que nesses 91 anos de existência foram formados vários alunos que hoje representam muito bem a sociedade, por meio da educação de qualidade que receberam aqui mesmo, nesta unidade de ensino. Dentro dessa comunidade, em que muitas famílias são vulneráveis, eles se tornam referências para muitos outros. Valorizo também os investimentos que tem sido feito em todas as regiões pelo prefeito Lorenzo Pazolini. Como vereador e presidente da comissão de educação, tenho acompanhado todo o passo a passo do desenvolvimento da educação em Vitória, assim como foi feito aqui na Emef Alberto de Almeida com a climatização e reforma da parte elétrica, e também em diversas unidade de ensino pela capital. Por fim, parabenizo o diretor Melquisedeque e todos os servidores que aqui atuam, pela condução desse trabalho na unidade de ensino", disse o vereador Duda Brasil.