Notícias

Alunos de Jardim Camburi aprendem história do país a partir da bandeira nacional

Publicada em 02/12/2014, às 10h38

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Janaína Zambelli


Imagem divulgação
Bandeira nacional
Bandeira nacional inspirou alunos do Cmei Ana Maria Chaves Colares a desenvolver o projeto "A bandeira que conta histórias"
Divulgação Seme
Projeto Cmei Ana Maria Chaves de Colares História do Brasil
Alunos viajaram pelas história e cultura do País e resgataram tradições

E se as cores da bandeira nacional contassem histórias de forma lúdica e divertida? Esse foi o ponto de partida que inspirou a professora Adelaide Groner Maia Ignácio a realizar o projeto "A bandeira que conta histórias". Semanalmente, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, viajaram pela história do Brasil, aumentando seus conhecimentos sobre a cultura brasileira, a partir da abordagem sobre os indígenas, a colonização dos portugueses, as monarquias, até chegar aos tempos atuais.

O projeto começou com o uso da obra de Ziraldo "A fábula das 3 cores" e, a partir daí, foram criadas brincadeiras que geraram ilustrações. Estas também foram utilizadas na construção de uma nova história sobre a cultura do País. A partir daí, as cores começaram a ser exploradas, inicialmente pelo verde, que culminou no estudo da Grande Floresta, que era um imenso território e tinha como primeiros habitantes os índios.

"No clima da Copa e explorando o verde e amarelo nas ruas, pensei em uma forma de abordagem com os alunos. Perguntei às crianças qual seria o significado da bandeira nacional e, como já era esperado, elas associaram à grande paixão nacional que é o futebol. Algumas fizeram comparações com as bandeiras de times conhecidos e de grandes torcidas no Brasil. Com essa proposta, quis proporcionar um pouco sobre o vasto acervo cultural que temos nos quatro cantos deste país. Como consequência do conteúdo estudado, os alunos desenvolveram atitudes e valores sustentáveis e de preservação e, principalmente, respeitando as diversidades existentes no País", disse Adelaide.

Divulgação Seme
Projeto Cmei Ana Maria Chaves de Colares História do Brasil
Pequenos exploraram as cores da bandeira nacional para fazer as suas ilustrações
Divulgação Seme
Projeto Cmei Ana Maria Chaves de Colares História do Brasil
Alunos do Cmei realizaram visitas, como ao lago da Ufes, para realizar o projeto

Congo e capoeira

As aulas consistiram em diversas atividades, como apresentações de congo e capoeira, oficinas de produção de pipa, vídeos que abordaram os primórdios da habitação no País até visitas ao Planetário de Vitória e à praia de Camburi. A partir do verde da bandeira, foram exploradas a flora e a fauna, do amarelo, as riquezas minerais, naturais e culturais, do azul, as histórias dos príncipes e princesas que vieram morar no Brasi e, finalmente, do branco, a paz na diversidade e o respeito pelas diferenças.

"Aprendi que devemos respeitar os índios porque foram os primeiros moradores do Brasil. Os portugueses trouxeram um monte de coisas para o Brasil. Minha parte favorita foi quando o baile de máscaras veio para o Brasil. Adorei aprender sobre a capoeira e agora quero fazer", disse a aluna Beatriz Kuster, de 5 anos.

"Gostaria de parabenizar a professora Adelaide pela iniciativa e condução do projeto. Foi interessante ver que a história do Brasil tem tudo a ver com a nossa bandeira. Cada cor trabalhada proporcionou novas histórias, novas descobertas e até coisas que eu já conhecia que pude descobrir um pouco mais junto com minha filha. Ela chegava encantada em casa quando havia alguma atividade relacionada ao projeto, como apresentação de capoeira e congo, o baile de máscara, brincadeira de soltar pipa, visita ao Planetário", relatou a mãe de Beatriz, Geórgia Kuster, que é gerente administrativa.

Cores da bandeira

"Aprendi que o verde da nossa bandeira é a floresta, o amarelo é o ouro, o azul é o céu e o branco é  a paz e o amor. As estrelas são os estados que existem no nosso País. Para mim, a melhor parte foi a visita da galinha. Foi muito divertido e adorei dançar nas três apresentações", disse a aluna Isabela Siqueira, de 6 anos.

"A familiarização da criança com o significado da bandeira do Brasil é algo muito interessante, já que aborda a cultura e incentiva o conhecimento. Para nós, apresentar um pouco da característica de cada Estado para as crianças estimula uma interação maior entre elas e o respeito às diferenças. A melhor parte do projeto foi a Maleta, que demonstrou as culturas e características do nosso povo para as crianças e, ainda, para nós, pais", relatou a autônoma e mãe de Isabela, Fernanda Siqueira.

Ao final do projeto, era notável como as crianças contavam as demais histórias aprendidas e falavam dos brasileiros e dos antepassados que habitaram o País. "Ouvimos, cantamos e dançamos os vários sons e ritmos do Brasil. As crianças amaram as diversas danças: a indígena, o samba, o frevo. Contemplamos as muitas cores escondidas dentro das cores da bandeira brasileira. Manipulamos vários tipos de materiais. Entramos na história e nos descobrimos em seus contos", finalizou a professora.

Divulgação Seme
Projeto Cmei Ana Maria Chaves de Colares História do Brasil
Imagem divulgação
Bandeira nacional

Voltar ao topo da página