Notícias
Alunos de Emef de Joana D´arc aprendem música erudita com Orquestra Sinfônica
Publicada em 16/09/2014, às 16h53
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Janaína Zambelli


De violinos a percussão, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'arc, tiveram uma aula um pouco diferenciada do que estão acostumados, no ritmo da música erudita. É que a unidade recebeu nesta terça-feira (16) a visita da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).
Após apresentar os instrumentos aos alunos, a orquestra tocou cantigas infantis, como "Cravo e a Rosa", "Ciranda" e "Caranguejo Peixe É". De "Carmen", de Georges Bizet, até o famoso tema do filme "Pantera Cor de Rosa", o espetáculo encantou os alunos.
"Buscamos promover a inclusão. É importante mostrar e despertar nos alunos o interesse no erudito e em frequentar eventos culturais. Visitas ao teatro e assistir a concertos são essenciais para a bagagem e crescimento pessoal desses alunos. Além disso, quebrar paradigmas é um dos nossos objetivos", relatou o maestro titular da orquestra, Helder Trefzger.


Animação
Muitos alunos ficaram animados e inspirados com a história e a didádica do maestro. "Participar dessa aula foi muito interessante, uma vez que não tenho contato com esse estilo musical. Hoje, aprendi conceitos diversos sobre os instrumentos. A iniciativa de trazer a orquestra é boa, já que estimula os alunos a sair da zona de conforto e ouvir outros tipos musicais. Meu instrumento favorito é o violino, acho o som muito relaxante e pretendo começar a aprender a tocar", relatou a aluna Alana dos Santos, de 16 anos e do 9º ano.
Com o objetivo de estimular a formação de público para a música erudita, a apresentação, que faz parte do projeto "Concertos Didáticos", estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula descontraída sobre o funcionamento da orquestra.

