Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alunos da rede municipal fazem exposição com desenhos sobre o Parque Moscoso

Publicada em | Atualizada em

Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Gerência de Educação Ambiental
Exposição de alunos para 109 anos do Parque Moscoso
Estudantes produziram desenhos e ilustrações a partir de suas memórias sobre o Parque Moscoso (ampliar)

Árvores, lago, Concha Acústica e outros atrativos do Parque Moscoso sob o olhar de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) São Vicente de Paula, no Centro, e Alvimar Silva, em Santo Antônio.

A "Exposição Memórias e Pertencimentos do Parque Moscoso" traz desenhos produzidos pelos alunos para comemorar os 109 anos do Parque Moscoso, celebrados nesta quarta-feira (19).

Foram produzidas verdadeiras obras de arte, com diversos desenhos e ilustrações que remetem a esse espaço tão importante e especial para a cidade.

"As crianças, orientadas pelas professoras e tendo os materiais e atividades como inspiração, foram as grandes protagonistas, sendo responsáveis pela criação e pela elaboração de desenhos representativos e cheios de afetividade, memórias e significados, que trazem um pouquinho daquilo que foi vivenciado por esses estudantes, tendo como inspiração suas experiências no parque", destaca Juliana Sardinha, gerente de Educação Ambiental da Semmam.

109 anos do Parque Moscoso

Educação Ambiental

Esta e outras atividades foram elaboradas pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental. Os educadores ambientais criaram atividades como o “Desafio do Conhecimento”, “Jogo dos 7 erros”, “Caça- palavras”, “Jogo da Memória” e “Seja um detetive”, que potencializam os saberes acerca desse patrimônio capixaba.

As ações promoveram aprendizagens que tratam dos contextos históricos, culturais e ambientais que remetem ao tradicional e charmoso Parque Moscoso, contribuindo como instrumento de ensino em sala de aula pelas professoras.

Cartilha

Também foram disponibilizados, de forma digital, exemplares da cartilha "Parque Moscoso: Um centenário de história", com o intuito de disseminar um pouquinho da história e conhecimentos acerca desse espaço tão importante para a cidade.

As atividades, que, para sua realização, contaram com a mediação da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Cease), foram desenvolvidas de forma presencial pelas professoras de Artes Patrícia Czaplinsky, da Emef São Vicente de Paula, e Débora Miranda Barbosa Barros, da Emef Alvimar Silva, junto às turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano).

Pertencimento

O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal da Semmam, Breno Panetto, destaca que as atividades foram pensadas no intuito de despertar nas crianças o senso de pertencimento com relação ao Parque Moscoso. "A ideia foi estimular a produção de obras sobre o Parque Moscoso, considerando as memórias das crianças relacionadas ao local".