Imprensa
Alunos da rede municipal fazem exposição com desenhos sobre o Parque Moscoso
Publicada em | Atualizada em
Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi
Árvores, lago, Concha Acústica e outros atrativos do Parque Moscoso sob o olhar de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) São Vicente de Paula, no Centro, e Alvimar Silva, em Santo Antônio.
A "Exposição Memórias e Pertencimentos do Parque Moscoso" traz desenhos produzidos pelos alunos para comemorar os 109 anos do Parque Moscoso, celebrados nesta quarta-feira (19).
Foram produzidas verdadeiras obras de arte, com diversos desenhos e ilustrações que remetem a esse espaço tão importante e especial para a cidade.
"As crianças, orientadas pelas professoras e tendo os materiais e atividades como inspiração, foram as grandes protagonistas, sendo responsáveis pela criação e pela elaboração de desenhos representativos e cheios de afetividade, memórias e significados, que trazem um pouquinho daquilo que foi vivenciado por esses estudantes, tendo como inspiração suas experiências no parque", destaca Juliana Sardinha, gerente de Educação Ambiental da Semmam.
Educação Ambiental
Esta e outras atividades foram elaboradas pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental. Os educadores ambientais criaram atividades como o “Desafio do Conhecimento”, “Jogo dos 7 erros”, “Caça- palavras”, “Jogo da Memória” e “Seja um detetive”, que potencializam os saberes acerca desse patrimônio capixaba.
As ações promoveram aprendizagens que tratam dos contextos históricos, culturais e ambientais que remetem ao tradicional e charmoso Parque Moscoso, contribuindo como instrumento de ensino em sala de aula pelas professoras.
Cartilha
Também foram disponibilizados, de forma digital, exemplares da cartilha "Parque Moscoso: Um centenário de história", com o intuito de disseminar um pouquinho da história e conhecimentos acerca desse espaço tão importante para a cidade.
As atividades, que, para sua realização, contaram com a mediação da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Cease), foram desenvolvidas de forma presencial pelas professoras de Artes Patrícia Czaplinsky, da Emef São Vicente de Paula, e Débora Miranda Barbosa Barros, da Emef Alvimar Silva, junto às turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano).
Pertencimento
O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal da Semmam, Breno Panetto, destaca que as atividades foram pensadas no intuito de despertar nas crianças o senso de pertencimento com relação ao Parque Moscoso. "A ideia foi estimular a produção de obras sobre o Parque Moscoso, considerando as memórias das crianças relacionadas ao local".