Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alimentação e Festa: Banco de Alimentos vai à colônia de férias para abordar tema de forma lúdica

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Kadidja Fernandes
Pirâmide alimentar

A equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza participa, nesta sexta-feira (18), da Colônia de Férias do Instituto João XXIII para mostrar que mesmo em tempos de férias o assunto alimentação equilibrada e a garantia da segurança alimentar e nutricional deven estar no cardápio. O evento é aberto a participação de crianças e adolescentes do território de Consolação.

Segundo a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória, Roseane Fernandes, a equipe vai abordar de forma lúdica a temática "Alimentação e Festa". "Vamos usar jogos e brincadeiras para que as crianças e adolescentes fiquem atentas à pergunta principal desse tema "O que alimenta a festa e o que a festa alimenta?", adiantou ela.

Roseane explicou que a proposta da Colônia de Férias é uma iniciativa da rede intersetorial do território de Consolação, cujo objetivo é oferecer um espaço de lazer, convivência e aprendizagem para crianças e adolescentes do território de Consolação durante o período de férias escolares. Durante a colônia de férias terão atividades educativas, culturais e esportivas, que têm como finalidade proporcionar uma experiência enriquecedora e protetiva para os participantes. Este território socioassistencial engloba os bairros e comunidades de Consolação, Comunidade do Jaburu, Gurigica , Horto, Lourdes e Nazaré.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional destacou que a colônia de férias foi pensada e planejada pela rede intersetorial de Consolação como uma ferramenta importante para promoção da garantia do direito ao brincar dessas crianças e adolescentes. A rede inclui os serviços socioassistenciais Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de convivência, Instituto João XXIII, Unidade de Saúde, Creas, escolas, Banco de alimentos, Congregação das Missionárias da Caridade, Centro de Referência da Juventude (CRJ) Território do Bem, Rede Amor e Compaixão e Acessuas Trabalho.

"Iniciativas como esta demonstram o esforço das equipes da Semas na busca por um atendimento de excelência e, principalmente, que contribuam para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Bem como oportunidades para que essas crianças e adolescentes adquiram conhecimento para novos hábitos alimentares, culturais e pessoais, ampliando seus horizontes e perspectivas de vida", disse a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato.