Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui
Mais de 100 embarcações participaram, na manhã deste domingo (28), da tradicional Procissão Marítima de São Pedro. No percurso de ida e volta entre a Capitania dos Portos e o Porto de Vitória, barcos, lanchas, escunas, jet-skis e iates deram um colorido especial à baía da capital capixaba.
O evento religioso atraiu dezenas de pessoas, que assistiram à procissão da avenida Beira-Mar. Ao final do percurso, foi feita a Bênção dos Anzóis pelo padre Pedro Camilo, nas proximidades da Cruz do Papa, após queima de fogos. O prefeito João Coser, acompanhado de autoridades e do seu secretariado, participou dos festejos.
Elane Uliana
As embarcações estavam, em sua maioria, enfeitadas com bandeirinhas e cartazes, e traziam temas diversos
Elane Uliana
Dez barcos participantes foram escolhidos por um grupo de jurados e vão receber prêmios em dinheiro
As embarcações estavam, em sua maioria, enfeitadas com bandeirinhas e cartazes, e traziam temas diversos, como o combate à gripe suína e ao fumo, além de homenagens a figuras conhecidas como o músico capixaba Maurício de Oliveira e ao cantor pop Michael Jackson.
Dez barcos participantes foram escolhidos por um grupo de jurados e vão receber prêmios em dinheiro, com valores variando entre R$ 300,00 e R$ 1.300,00, que serão entregues nesta segunda-feira (29), na Colônia de Pescadores da Praia do Suá.
Classificação: 1º lugar - Barco Dandi com o tema barquinho de papel; 2º - Monte Pascoal com o tema reciclagem; 3º - Barco Atitude, homenagem a São Pedro; 4º - Xalom, preservação do manguezal; 5º - Viveremos, levou uma pescaria de festa junina; 6º - Barco São Ricardo, com o tema cuidados com a gripe suína; 7º - Trovão Azul, homenagem ao músico Maurício de Oliveira; 8º - Barco Preservação, dedicado ao meio ambiente; 9º - Taiti, ironia à marolinha econômica no Brasil; 10º - Barco Bruto, combate ao tabagismo.